Empresa israelita lança teste que deteta gravidez com saliva

pexels-rodnae-productions-6148902
[Fotografia: Rodnae/Pexels]

Uma empresa israelita, sediada em Jersulém, reclama ter criado o primeiro teste que confirma gravidez recorrendo à saliva. De acordo com a Salignostics, uma start-up médica que tem vindo a desenvolver testes no âmbito da covid-19 e tendo por base a saliva, a fiabilidade de Salistick – como lhe chama – está nos 97%, segundo estudo aplicado a amostra de 300 mulheres.

Valores de precisão que estão ao nível do comum teste urinário à venda em farmácias. “A nossa solução permite detetar uma gravidez desde o primeiro atraso da menstruação”, refere o professor, presidente e cofundador da empresa, Aaron Palmon.

Em declarações ao site i24news, o responsável explica que esta forma de deteção de um gravidez é possível porque “as hormonas que circulam no sangue são igualmente identificáveis na saliva”.

Imagem do teste que deteta gravidez através da saliva [Fotografia: DR]
Para Palmon, trata-se de um método rápido, não invasivo, económico, que emergiu das técnicas empregadas na deteção de covid-19, e que permite ter resultados logo aos primeiros segundos, mas com resposta definitiva aos 13 minutos.

O teste já está à venda em Israel, custa cerca de 13 euros, mas a empresa revela que espera respostas internacionais para o exportar a partir de 2022.