Encontrado amianto em três produtos de maquilhagem da Claire’s

A Food and Drug Administration (FDA), a agência federal do departamento de saúde e serviços humanos dos EUA, alertou para a presença de amianto em três produtos de maquilhagem vendidos na rede de lojas Claire’s, que também existe em Portugal. Os produtos em questão são uma paleta de sombras (Lote/Lote nº: 08/17), pó compacto (Lote/Lote nº: 07/15) e uma paleta de contorno (Lote/Lote nº: 04/17).

“Os consumidores que têm esses lotes de sombra de olhos, pó compacto e contorno da Claire’s em casa devem parar de usá-los“, explicou a FDA em comunicado. Scott Faber, vice-presidente dos assuntos governamentais do Environmental Working Group, reforçou o alerta: “É uma das substâncias mais mortíferas que existe.”

Em resposta, os responsáveis pela loja de acessórios dedicados a crianças e jovens mulheres retiraram os produtos do mercado, mas contestaram o alarmismo (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver alguns dos produtos vendidos na Claire’s e os respetivos preços).

“Por precaução, removemos os três produtos identificados pela FDA das nossas lojas e também estamos a remover qualquer produto cosmético à base de talco. Mas não há provas de que os produtos vendidos na Claire’s são inseguros”, explicou Melanie Berry, porta-voz da empresa, ao The New York Times.

Em Portugal, a utilização e comercialização de amianto e de produtos com esta substância foi proibida há 14 anos. Em abril do ano passado, depois de as autoridades holandesas encontrarem vestígios de amianto em duas caixas de maquilhagem da Claire’s, a Deco, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, também lançou o aviso.

“Confirme se tem estas maquilhagens em casa, sobretudo nos lotes e códigos de barras 04/17, 38783, 5053264387832. Em caso afirmativo, entregue nas lojas, para serem destruídas“, alertou a Deco em junho de 2018.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Apresentamos-lhe 10 acessórios para cabelo e o que fazer com eles