Encontrados microplásticos no leite materno. O que fazer para evitar contaminação

pexels-cottonbro-5701251
[Fotografia: Cottonbro/Pexels]

Cientistas deixam alerta após análise de leite materno de 34 mulheres e uma semana depois do nascimento do bebé. O estudo foi feito em Roma, Itália, e publicado na revista Polymers, e detetou a presença de polietileno, polipropileno, PVC e outros microplásticos em dois terços da amostra.

A presença destas substâncias no corpo humano tem vindo a ser cada vez mais evidente e estudada, bem como os alimentos com maior risco de impacto nesta contaminação.

Substâncias que têm demonstrado ter efeitos tóxicos em espécies estudadas laboratorialmente e na fauna marinha, tendo já sido detetados em sangue humano e placenta (2020) em estudos anteriores. Ora, o ser humano não escapará a este efeito, com a agravante de os bebés estarem em maior risco dada a sua vulnerabilidade.

Estas conclusões vêm deixar um alerta muito claro sobre a alimentação e um pedido urgente: mais estudos devem ser feitos o quanto antes, identificando fatores de risco concretos.

“As provas científicas da presença de microplásticos no leite materno aumentam a nossa grande preocupação com os bebés, uma população extremamente vulnerável”, refere a médica da Universidade Politécnica de Marche, de Ancona, Itália. Para Valentina Notarstefano, “será crucial avaliar formas de reduzir a exposição a esses contaminantes durante a gravidez e lactação.”

A cientista recomenda às grávidas que evitem, ao máximo, alimentos e bebidas embalados em plástico. Uma lista que pode conhecer ao detalhe aqui e que deve incluir também um olhar crítico a cosméticos, pastas dentífricas e roupas de tecidos sintéticos.