Encontros online: cinco truques para iniciar conversa de forma diferente

pexels-andrea-piacquadio-3765035(1)

Conhecer novas pessoas através de meios digitais já era cada vez mais tendência – intensificou-se na quarentena e já alcançou várias faixas etárias. Mas, afinal, como é que podemos marcar a diferença e iniciar uma conversa sem o típico ‘Olá’?

Podemos encontrar vários tipos de pessoas nestas aplicações, sendo que cada uma delas tem uma abordagem diferente e reage às diferentes conversas de forma diferente também. Durante a quarentena, houve cada vez mais pessoas a aderir a plataformas de encontros online e até existem alguns sinais que nos mostram que as coisas estão a correr bem.

Existem várias dicas que nos ajudam a garantir uma maior taxa de sucesso neste tipo de Apps, tais como a boa escolha de fotografias, um perfil criativo que chame a atenção e também uma boa primeira abordagem. Mas nem sempre é fácil manter uma conversa depois do ‘match‘.

A aplicação de encontros amorosos holandesa Inner Circle, que lançou recentemente uma campanha chamada #maisqueolá, decidiu usar a inteligência artificial para ajudar as pessoas a melhorar a sua primeira abordagem. Deste modo, sempre que tentar iniciar uma conversa nova apenas com um “olá”, o corretor automático irá alterar a mensagem por mais mais elaborado e engraçado.

Isto porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo mesmo site e citada pelo revista feminina Glamour, as conversas que iniciam apenas com esta abordagem têm mais tendência a cair no esquecimento, tendo uma taxa de retorno de apenas 30%. Além do mais, parece que para 78% das mulheres, o primeiro contacto é determinante para saber se a conversa vai fluir ou não.

A pensar neste dilema, reuniram-se cinco dicas fundamentais para melhorar a sua primeira abordagem e tentar evitar o tão famoso ghosting. Ora veja abaixo:

Mais do que ‘Olá’

Invista um pouco de tempo a olhar para o perfil da pessoa e arranjar uma forma original e divertida para iniciar o diálogo. Veja a quantos quilómetros a pessoa está, por exemplo, e pergunte em quanto tempo consegue percorrer essa mesma distância. O objetivo é ser divertida e não aborrecida e comum.

Apostar na cultura pop

Outra forma de iniciar um diálogo é, por exemplo, aproveitando as várias ferramentas disponíveis que não apenas o teclado. Por exemplo, envie um Gif engraçado; um música divertida; fale de signos se isso lhe fizer sentido; aposte numa dica de um filme ou série famosa; envie um meme. Há mil e uma opções nada aborrecidas e monótonas que lhe podem garantir mais eficácia na abordagem.

Inovar

Inove no seu perfil; inove no tipo de pessoas a quem dá uma oportunidade; inove na abordagem e na forma como mantém conversa. A verdade é que este tipo de App permite-nos não apenas conhecer novas pessoas como também falar de formas ou com pessoas que achávamos que nunca teríamos coragem para fazer. Portanto, arrisque nos match!

Adaptar

Em tempos de pandemia, há que adaptar! Segundo este site de encontros amorosos, 58,5% dos usuários ainda não se sente confortável para encontros pessoais. Mas isso não é motivo para desanimar: as videochamadas (que ninguém aguenta mais no trabalho) podem ficar muito mais interessantes quando a ideia é conhecer melhor o possível crush.

Cuidado com o ghosting

Se não gosta de ser deixada através do ghosting, pois tente também não o fazer aos outros. Se vê que aquele match afinal não era bem aquilo que pensava, ou vê que não está a fluir a química e conversa que pretendia, deixe isso claro para a outra pessoa, de forma a que também ela possa seguir com a sua vida.