Energia matinal sem cafeína? Sim, há duas alternativas

pexels-julia-filirovska-8249580
[Fotografia: Julia Filiroska/Pexels]

Acordar sem energia para enfrentar as rotinas não é um fenómeno raro, parecendo mesmo agigantar-se quando as férias parecem estar cada vez mais próximas.

Mas se pretende combater esta sensação e, ao mesmo tempo, evitar o café ou quaisquer bebidas energéticas que mascarem este cansaço, existem soluções simples que podem potenciar o boost matinal e contornar os difíceis arranques matutinos.

Falamos de fórmulas simples que podem parecer, à primeira vista árduas de cumprir, mas rapidamente fica claro que não é bem assim. O truque é recalendarizar o dia e puxar para as manhãs o que se calhar até cumpre à noite, e pensar na ajuda que os suplementos ricos em magnésio e vitamina B12 podem dar, mas sempre com aconselhamento médico.

Ora veja abaixo as soluções:

Exercício físico: Para quem já está cansada, começar o dia a fatigar o corpo pode não ser a melhor solução à primeira vista. Porém, não é bem assim. Segundo a naturopata Erin Stokes, uma “simples caminhada por fazer a diferença e melhorar o humor”, afirmou ao site She Finds. “Tente sair de casa e mexer o corpo antes de embarcar em tarefas sedentárias, como trabalhar à secretária. Em geral, quando experimentamos um aumento de humor, também notamos um aumento geral da energia”, acrescenta.

Alimentos energéticos: Entre quem defenda as sopas matinais ou os pequenos-almoços recheados – que muitas vezes o tempo disponível não acomoda -, o importante é munir-se dos melhores nutrientes. Ao mesmo site noticioso, a nutricionista registada Dana Ellis Hunnes recomenda consumo de alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras naturais como frutos secos como nozes, soja, sementes de chia e abacate.