Enfermeira Vera: a especialista em bebés que vai a sua casa

destaque enfermeira

Vera Ortigão tem 32 anos e é enfermeira há nove e especializada em pediatria e neonatologia há cinco. Trabalhou durante quatro anos em Londres e quando regressou a Portugal há cerca de um ano, começou o projeto Enfermeira Vera: um serviço ao domicílio de apoio pré e pós parto.

“Em Inglaterra há muito o apoio em casa a nível do sistema nacional de saúde. As enfermeiras dão apoio, o teste do pezinho é feito ao domicílio, e as mães não têm de sair nas primeiras semanas. Eu tive o meu primeiro filho lá e pude experienciar este tipo de cuidado e perceber como é importante. Quando voltei quis trazer essa experiência para Portugal e decidi lançar o projeto Enfermeira Vera”, conta a especialista em bebés ao Delas.pt.

Ajudar os pais a preparar a casa para receber um recém-nascido, fazer listas dos produtos mais adequados para ter em casa e na maternidade, ensinar como fazer a higiene do bebé da forma mais adequada, preparar as mães para a subida de leite e ajudar na primeira fase de amamentação, são alguns dos serviços que Vera presta em casa e que garante serem ensinamentos muito mais bem aproveitados quando transmitidos no ambiente familiar em que vão ser praticados.

É completamente diferente eu explicar algumas coisas no ambiente familiar. Por exemplo, com a amamentação é importante que seja aconselhada no sítio onde vai acontecer nos outros dias. É muito importante experimentar posições diferentes até descobrir a certa, e se fizermos isso fora de casa nunca vamos saber como foi a adaptação no lar. Muitas vezes estou com as mães uma hora a experimentar vários locais e posições.”

Além de um lado pedagógico mais eficaz, este apoio é também muito mais confortável para os pais. “Sair de casa com os bebés nos primeiros dias é muito complicado, porque têm de preparar os sacos com tudo o que precisam, as mães normalmente estão a amamentar em horário livre, por isso nunca sabem quando o bebé vai ter fome. No inverno é ainda mais difícil por causa das diferenças de temperatura. Por isso ir a casa é um conforto enorme, as mães podem estar acabadas de acordar, com a casa desarrumada que é completamente indiferente”, explica a enfermeira.

Este apoio não é apenas dedicado às mães, o acompanhamento é familiar e por isso é importante ter a família nuclear toda presente. Além dos ensinamentos nos cuidados ao bebé, Vera está disponível para esclarecer todas as dúvidas dos pais, mas garante que “os pais são muitos informados” e “não cometem muitos erros. Normalmente os pais só precisam de segurança, só precisam que veja o que estão a fazer e que lhes diga se estão a fazer as coisas bem”.

https://www.instagram.com/p/BiWkISqhnq4/?taken-by=enfermeiravera

Pode contactar a Enfermeira Vera através do Facebook e Instagram, e as consultas podem ser adquiridas separadamente com um valor de €45 (mais deslocações para fora de Lisboa), ou pode comprar uma pacote de três consultas, que podem ser utilizadas durante três meses, com um valor de €120. O projeto iniciou-se em maio deste ano e Vera tem tido cada vez mais procura, normalmente as suas clientes são aconselhadas por outras que já conhecem este projeto de apoio natal ao domicílio.

Aprenda a descodificar o choro dos bebés