
Vera Ortigão tem 32 anos e é enfermeira há nove e especializada em pediatria e neonatologia há cinco. Trabalhou durante quatro anos em Londres e quando regressou a Portugal há cerca de um ano, começou o projeto Enfermeira Vera: um serviço ao domicílio de apoio pré e pós parto.
“Em Inglaterra há muito o apoio em casa a nível do sistema nacional de saúde. As enfermeiras dão apoio, o teste do pezinho é feito ao domicílio, e as mães não têm de sair nas primeiras semanas. Eu tive o meu primeiro filho lá e pude experienciar este tipo de cuidado e perceber como é importante. Quando voltei quis trazer essa experiência para Portugal e decidi lançar o projeto Enfermeira Vera”, conta a especialista em bebés ao Delas.pt.
Ajudar os pais a preparar a casa para receber um recém-nascido, fazer listas dos produtos mais adequados para ter em casa e na maternidade, ensinar como fazer a higiene do bebé da forma mais adequada, preparar as mães para a subida de leite e ajudar na primeira fase de amamentação, são alguns dos serviços que Vera presta em casa e que garante serem ensinamentos muito mais bem aproveitados quando transmitidos no ambiente familiar em que vão ser praticados.
“É completamente diferente eu explicar algumas coisas no ambiente familiar. Por exemplo, com a amamentação é importante que seja aconselhada no sítio onde vai acontecer nos outros dias. É muito importante experimentar posições diferentes até descobrir a certa, e se fizermos isso fora de casa nunca vamos saber como foi a adaptação no lar. Muitas vezes estou com as mães uma hora a experimentar vários locais e posições.”
Além de um lado pedagógico mais eficaz, este apoio é também muito mais confortável para os pais. “Sair de casa com os bebés nos primeiros dias é muito complicado, porque têm de preparar os sacos com tudo o que precisam, as mães normalmente estão a amamentar em horário livre, por isso nunca sabem quando o bebé vai ter fome. No inverno é ainda mais difícil por causa das diferenças de temperatura. Por isso ir a casa é um conforto enorme, as mães podem estar acabadas de acordar, com a casa desarrumada que é completamente indiferente”, explica a enfermeira.
Este apoio não é apenas dedicado às mães, o acompanhamento é familiar e por isso é importante ter a família nuclear toda presente. Além dos ensinamentos nos cuidados ao bebé, Vera está disponível para esclarecer todas as dúvidas dos pais, mas garante que “os pais são muitos informados” e “não cometem muitos erros. Normalmente os pais só precisam de segurança, só precisam que veja o que estão a fazer e que lhes diga se estão a fazer as coisas bem”.
https://www.instagram.com/p/BiWkISqhnq4/?taken-by=enfermeiravera
Pode contactar a Enfermeira Vera através do Facebook e Instagram, e as consultas podem ser adquiridas separadamente com um valor de €45 (mais deslocações para fora de Lisboa), ou pode comprar uma pacote de três consultas, que podem ser utilizadas durante três meses, com um valor de €120. O projeto iniciou-se em maio deste ano e Vera tem tido cada vez mais procura, normalmente as suas clientes são aconselhadas por outras que já conhecem este projeto de apoio natal ao domicílio.