Engenheiras do Técnico distinguidas com Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo

Isabel Vaz
Fotografia de Filipe Amorim/Global Imagens

link_CarolinaAs engenheiras Isabel Vaz e Bárbara Simões, do Instituto Superior Técnico (IST), venceram a segunda edição do Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo, que distingue engenheiras que se destacam na sociedade e na vida académica. Enquanto Isabel Vaz venceu na categoria Role Model, “pelo seu percurso profissional e social desde a sua graduação em Engenharia Química no IST até à sua atual posição de presidente da comissão executiva do Grupo Luz Saúde”, Bárbara Simões destacou-se na categoria young alumni, “em reconhecimento do seu exemplar percurso académico”.

A atribuição deste prémio faz parte de um projeto do IST para promover a igualdade de género e a inclusão de mulheres nas engenharias.

“Há mulheres extraordinárias que marcaram indelevelmente a nossa história coletiva. Em engenharia, no entanto, não são ainda muitas, embora o panorama esteja a mudar. Pareceu-nos assim apropriado que o prémio que pretendíamos instituir como parte do plano de promoção da igualdade e da inclusão no IST homenageasse Maria de Lourdes Pintassilgo”, explicou o professor Arlindo Oliveira, do IST.

No ano letivo 1974/75, apenas 16% dos estudantes que ocupavam os lugares nas salas de aula do Instituto Superior Técnico eram raparigas. Hoje são cerca de 28%. Um aumento significativo que comprova o esforço da instituição para promover a igualdade de género.


Leia também:

As mulheres que deram cor aos números da NASA