‘Engenheiras Por Um Dia’: 2ª. edição envolveu três mil alunas de todo o país

shutterstock_749495059

A segunda edição do projeto ‘Engenheiras Por um Dia’ termina esta quinta-feira, 16 de maio, com a segunda sessão de encerramento, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa. Esta edição do projeto envolveu cerca de 3000 alunas de todo o país e a realização de 80 laboratórios e workshops de robótica, computação, realidade virtual, eletrónica, e outras áreas relacionadas com as engenharias e tecnologia.

Dinamizadas pelas entidades parceiras do projeto, entre as quais as Instituto Superior Técnico, Universidade Atlântica, Universidade Nova de Lisboa, Altice, Altran, IBM, Microsoft, Vodafone e Ordem dos Engenheiros, as atividades incluem a participação de jovens do 3.º ciclo e do ensino secundário das 27 escolas envolvidas na iniciativa.

Esta segunda sessão de encerramento da segunda edição do ‘Engenheiras Por um Dia’, que começa peças 10h, conta com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e realiza-se dois dias depois da primeira sessão de encerramento, que teve lugar em Guimarães e envolveu mais de 500 jovens, do 3.º ciclo e ensino secundário, em 40 laboratórios e workshops, replicados nesta segunda etapa em Lisboa, conforme refere o comunicado da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

O projeto ‘Engenheiras Por Um Dia’ tem como objetivo “combater a segregação das escolhas e ocupações profissionais em razão do sexo e, em especial, a reduzida presença das mulheres nas áreas de engenharias e tecnologias”.

O projeto envolve uma rede de parcerias, que incluiu, além das 27 escolas aderentes, 11 estabelecimentos de ensino superior de todo o país e o apoio de 25 empresas e outras entidades. Entre as atividades promovidas juntos das escolas, contam-se, não só os referidos laboratórios e workshops, como “sessões de role model e mentoria, visitas de estudo às empresas e desafios de engenharias promovidos pelas entidades e alunas de ensino superior”.

AT

Sky está a contratar em Portugal e quer mais mulheres na equipa

Sra. Engenheira: uma mudança de género a acontecer em Portugal!