Entidades públicas lançam estudo sobre igualdade de género na economia do mar

trabalho

A igualdade de género, na economia do mar, vai ser alvo de um estudo promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM).

O objetivo é analisar a perspetiva de género nos diversos setores desta economia, apurando desigualdades e identificando causas, e, posteriormente, apresentar recomendações, propostas e medidas concretas para corrigir essas desigualdades.

A partir dessas conclusões, a CIG e a DGPM pretendem elaborar um plano para igualdade no setor, “que permita a promoção e integração da diversidade e da não-discriminação como fatores de competitividade, inovação e desenvolvimento”.

O protocolo foi assinado no passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, com a presença do Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.

Nessa sessão estiveram também mulheres com profissões ligadas ao mar, que falaram sobre o exercício das suas atividades. Açucena Veloso, peixeira, Paula Teles Gonçalves, Oficial da Armada, Isabel Lucas, estivadora, e Teresa Almeida, Campeã Mundial de Bodyboard.

 

Imagem de destaque: Fotografia: Alpa Prod/ Shutterstock