Teresa em entrevista a Júlia: “Se te magoei, peço desculpa”

Julia teresa(1)
Julia Pinheiro e Teresa Guilherme [Fotografia: Instagram]

Estiveram em polos e canais opostos durante anos, trocaram entre si palavras e provocações duras e, mais de 15 anos depois, Júlia Pinheiro e Teresa Guilherme reencontraram-se na antena da SIC esta segunda-feira, 27 de fevereiro, para falar sobre o que as antagonizou. “Um reencontro que parecia impossível”, anunciava a estação de Paço d’Arcos na véspera.

[Fotografias: captura de Imagem/Instagram/ SIC Ofiail]
[Fotografias: captura de Imagem/Instagram/ SIC Ofiail]
Um reencontro que abordou a vida e o percurso de Teresa Guilherme como atriz mas também as diferenças que opuseram as apresentadoras de televisão durante anos.

O facto de sempre terem feito o mesmo género de programas acabou por as incompatibilizar, a que se junta o facto de Teresa Guilherme dizer sempre o que pensa. “Fomos fazer o mesmo género de programas e começou aí a haver uma razão.Eu era uma desbocada, mas sei que sou a melhor de todas”, afirmou a apresentadora a Júlia Pinheiro. E prossegue: “Talvez te pudesse magoar mas não pensei nisso. A minha intenção não era magoar-te, era fazer uma declaração. (…) Se te magoei, peço desculpa, tinha necessidade de me afirmar”.

Júlia, que recordou o momento em que se sentiu magoada – já em 2011 – conta que “está ultrapassado”, tendo procurado, à data, não responder a provocações. “Nunca deste muito troco e eu sou muito mais desbocada, és mais educada. Se tivesses alimentado como eu alimentei, tínhamos andado à chapada”, antecipou Teresa, entre risos.

[Fotografias: captura de Imagem/Instagram/ SIC Ofiail]
[Fotografias: captura de Imagem/Instagram/ SIC Ofiail]
Os percursos de ambas tocaram-se e cruzaram-se. Se em 2003 estiveram lado a lado num programa cuja audiência não vingou, o de crítica social Rosa Choque, desde aí que nunca mais estiveram juntas em antena. Apresentaram os mesmos formatos – realities – e foram sendo sucessivamente comparadas, mais recentemente integraram ambas os elencos de Monólogos da Vagina, mas sem nunca se cruzarem.

Recuando no tempo, a saída de Teresa Guilherme para a SIC acabaria por deixar vagos os domingos à noite na TVI, que foram assumidos por Júlia, falando-se sempre em audiências. Mais tarde, em 2011 quando esta muda para a SIC, Teresa assume o reality e diz que nada seria como dantes. Palavras que Júlia diz a terem magoado e às quais tentou não responder. Ainda assim, ficou o silêncio a cada reencontro.