Era assim que as portuguesas iam para as festas, no início do século XX

mulheres-seculo-XX
[Fotografia: Arquivo Municipal de Lisboa]

A partir deste fim de semana e até fevereiro de 2021 vai ser possível recordar como é que as portuguesas se apresentavam nos encontros sociais e nos passeios em jardins da capital. Tudo numa exposição que vai estar aberta até fevereiro e que decorre no Palacete Burnay, em Alcântara, Lisboa.

Com o virar do século XX, a maneira de vestir feminina começou a mudar, sobretudo no que diz respeito às formas espartilhadas que apertavam os corpos em busca de silhuetas ainda mais marcadas. As saias ainda estavam a uma década de perder o cumprimento e a roda, mas começavam a encontrar novas formas que as levariam a subir, já em 1920, até à altura do joelho.

Garden Party 1907 é uma exposição que se inscreve no certame LisbonWeek, que está a decorrer em Alcântara, e que é composta por 16 fotografias de Alberto Carlos Lima e Eduardo Alexandre Cunha, selecionadas no Arquivo Municipal de Lisboa, com textos da socióloga de moda Cristina L. Duarte.

Vestes femininas do Museu do Traje
[Fotografia: DR]

“Uma homenagem à moda e aos trajes de festa no jardim, habituais na alta sociedade lisboeta no final do século XIX e início do XX”, lê-se no comunicado enviado à imprensa e que revela que, para lá das imagens de época, vai ser possível ver vários vestidos do Museu Nacional do Traje, datados de 1900.

“Há lugar também para uma experiência imersiva, com a apresentação de um minifilme produzido por Jenny Silvestre, presidente da Academia Portuguesa das Artes Musicais com música de Luís Freitas Branco e pós-produção de Rodrigo Oliveira, que permitirá a duas pessoas de cada vez sentir o ambiente das festas do início do século XX”, refere a mesma nota.