ERC recebeu queixas relativas ao ‘Big Brother’

Estreia do Big Brother na TVI
[Fotografia: André Luís Alves / Global Imagens]

O caso está ao rubro. A polémica em torno do episódio em que o concorrente Ricardo deu a entender que se tinha envolvido de forma íntima com a namorada, Joana, quando esta estava a dormir no “Big Brother”, TVI. Portanto, sem conhecimento, nem consentimento.

As críticas não se fizeram esperar quer por parte da sociedade, quer pela comentadora do reality show, Ana Garcia Martins, A Pipoca Mais Doce.

Mas se a TVI já respondeu oficialmente que aplicou ao concorrente uma dupla sanção, removendo a liderança semanal e nomeando-o automaticamente, a Entidade Reguladora para. Comunicação Social (ERC) confirma a receção de queixas, mas recusa especificar detalhes relativamente a esta polémica sexual que coloca o não consentimento sexual no centro da discussão.

“A ERC confirma que recebeu participações – queixas seriam sobre visados diretamente nos conteúdos – sobre o Big Brother. A ERC prefere não especificar a que edições se referem nem sobre os tópicos indicados pelos telespectadores”, reitera fonte oficial do regulador dos media. Remete, aliás, detalhes caso para uma fase posterior. “informamos que as participações de telespectadores que a ERC recebeu contra o programa “Big Brother”, emitido pela TVI estão em apreciação pelos serviços da Entidade. Quando houver uma decisão a respeito delas, o regulador divulgará a mesma através de uma deliberação pública. Nesse momento, serão também conhecidas as edições em causa, o número de participações apreciadas e o seu teor”, explica fonte oficial da ERC ao Delas.pt por email.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Big Brother TVI (@bigbrothertvi)

Recorde-se que a diretora de Ficção e Entretenimento, Cristina Ferreira, já comentou o caso no seu formato vespertino Cristina ComVida. Na edição de 2 de novembro, a apresentadora afirmou que o caso se tornou numa polémica porque as pessoas a criaram nas redes sociais.

“Até porque o Big Brother é um dos programas que levanta sempre muitas questões e que faz com que nós de fora observemos os comportamentos dos outros. E há uma polémica, assim chamada, porque hoje em dia as pessoas também as tornam e as criam nas próprias redes sociais”, afirmou.