Erros comuns que ‘estragam’ o bolo que quer fazer

jacob-schwartz-enVg_Vtsw1c-unsplash (1)
[Fotografia: Jacob Schwartz/Unsplash]

Alto, de massa fofa, bonito. Estes são os desejos de qualquer pessoa quando faz um bolo. Mas nem sempre o resultado final cumpre aqueles requisitos. Por isso, o que se passa afinal para que o resultado pareça ficar sempre àquem dos que faziam as nossas mães?

Na verdade, há pequenos truques que, cumpridos, podem ajudar no resultado final. Eles não prometem tudo, mas podem seguramente ajudar para que o tal bolo de aniversário ou mesmo um simples para o lanche de fim de semana saia um pouco mais perfeito.

Com o fim do verão à porta e com os domingos mais por casa, porque não fazer um bolo sem errar.

O Delas.pt reuniu os nove erros mais frequentes que se cometem quando se faz um bolo.

Usar a forma errada: Veja bem a receita do bolo que se propõe a fazer e preste atenção à imagem. Não é por acaso que um preparado vai ao forno numa forma com buraco ou sem ela, redonda, quadrada ou retangular.

Não untar a forma: Embora possa parecer desnecessário, untar bem a forma é a garantia de que o preparado não irá colar. Há outras opções. Se a forma for plana, pode cobri-la com papel vegetal untado e não haverá desastre. Se gosta do bolo mais moreno, pode, após a manteiga, girar a forma para a cobrir com uma ligeira camada de açúcar. Quando sair do forno, o seu bolo terá uma textura mais rija e ligeiramente caramelizada.

O bolo de chocolate mais fácil do mundo

Usar os ingredientes frios: nem todos os produtos se comportam da mesma maneira a temperaturas diferentes. Se a receita fala em manteiga aquecida, é mesmo melhor não saltar essa parte. Já agora, é importante vincar que os ovos, quando estão à temperatura ambiente e não acabados de sair do frigorífico, fazem bolos mais volumosos.

Passe sempre a farinha por um coador: Irá desfazer todos os pequenos grumos e, com isso, deixar o bolo menos pesado.

Medir os ingredientes a olho: Este é uma técnica comum para quem faz muitos bolos, mas não deixa de ser um risco. Por isso, meça sempre tudo como manda a receita.

Mexer a massa de mais ou de menos: A mistura demasiado enérgica torna o bolo mais duro, a que não é suficiente vai causar desintegração. Quando todos os ingredientes estiveram na tigela, mexa até que estejam bem envolvidos, mas sem exageros.

Colocar o preparado na prateleira errada do forno: nem muito acima, nem muito abaixo. Precisamente ao centro para que o bolo cozinhe uniformemente.

Cumprir estritamente o tempo da receita: O número de minutos é médio e não tem em conta as especificidades do seu forno. Por isso, antes de tirar o bolo, recupere o velho truque do palito. Pique a massa, e se o palito ainda trouxer preparado agarrado a ele, então o bolo ainda não está pronto.

Cortar o bolo ainda quente: Nem pensar. Apesar de o cheiro ser irresistível, é importante deixar arrefecer para que a massa estabilize.