Erros que comete a fazer as sobrancelhas e que fazem parecer mais velha

Eye
[Fotografia: Istock]

É um detalhe, mas nada pequeno. Aliás, os cuidados de beleza estão cheios de pormenores que, cumpridos, transformarão positivamente a aparência. No entanto, um pequeno passo em falta e o efeito contrário também se agiganta.

Consideradas a moldura do rosto, é muito importante saber qual a melhor maneira de cuidar das sobrancelhas, sem o risco de vir a parecer mais velha do que o que verdadeiramente é, o que – efetivamente – ninguém pretende. Por isso, conheça ao detalhe os erros que tem mesmo de evitar.

Antes de prosseguir até aí, é importante vincar que a forma como se modela esta parte do rosto pode fazer com que a imagem final pareça mais romântica ou mais sexy, mais radical ou mais formal. Ora, dizendo isto fica claro que brincar com a idade apenas com mexidas cirúrgicas neste ponto de rosto é possível.

Portanto, nada como agir a favor de si própria e evitar todos os passos em falso. Conheça-os.

Sobrancelhas demasiado finas: É claramente uma estética e uma moda que vêm e vão, com expoente máximo nos anos 90 do século passado e no início dos anos 2000. Porém, tendencialmente, deixar as sobrancelhas muito finas irá sempre promover um incremento na idade que verdadeiramente tem. Tal deve-se ao facto de uma menor penugem estar associada a uma idade mais velha, quando o crescimento do pelo não só é mais lento como rarefeito.

Com demasiado destaque: O contrário, no seu exagero, acaba por ter o mesmo efeito final, parecer mais velha. Podem ajudar a mascarar as marcas da idade, como as rugas, mas vão decisivamente carregar o rosto e, alertam os especialistas, fazer aumentar a dimensão visual do nariz.

Não as alinhar: E aqui não há dúvida, ou bem acomodadas no seu movimento natural ou penteadas para cima, abrindo o olhar. Esta última possibilidade é, neste momento, uma grande tendência junto das gerações mais novas. Deixar as sobrancelhas demasiado ao natural e sem ordem vão colocar-lhe mais idade por via da negligência e de uma aparência de cansaço que tal imprime.

Curvatura exagerada: Se estão mais redondas, o look é mais romântico; se forem mais angulosas, vão potenciar um visual mais irreverente e ousado. Neste caso, se as triangular muito e se as tornar mais pontiagudas a meio ou a 2/3 da curvatura, tal irá fazer parecer mais velha.

Usar tons mais escuros do que o natural: Tal como na tinta usada para o cabelo – quanto mais escuro, mais pesado –, também o mesmo se aplica às sobrancelhas Tendencialmente, elas são já mais escuras do que os fios, mas se reforça o escuro nas sobrancelhas, vai emoldurar e pesar ainda mais o rosto. Por isso, a regra é escolher sempre produtos um ou dois tons abaixo da cor dos pelos para que a imagem final não foque tão agressiva.