Erros que os pais cometem com os filhos sem saber

Erros que os pais dizem aos filhos sem saber
[Fotografia: Unsplash/Tana Phong]

Existem alguns erros que não deve cometer quando está a falar com o seu filho porque pode acabar por ser prejudicial para o desenvolvimento da criança. Saiba quais.

Um conjunto de especialistas conversou com o site The Huffington Post sobre as respostas ou conversas que os progenitores têm com os filhos que não deveriam.

Por exemplo, não menospreze os sentimentos dos mais novos. Pode acreditar que, às vezes, o choro ou os gritos são forçados, mas deitar abaixo não é uma solução porque os mais novos vivem com muita intensidade os sentimentos, tal como conta a educadora Amy McCready.

Em vez de desprezar as queixas procure perceber o ponto de vista.

Não utilize as palavras “sempre” ou “nunca” quando se está a referir ao comportamento do seu filho. Os especialistas recomendam que se evite utilizar estas palavras.

Para remediar a situação, tente chegar perto do seu filho fisicamente e conversar calmamente para perceber o que aconteceu.

Já fez chantagem emocional com o seu filho? Não o faça. É necessário que não coloque os seus sentimentos no meio da conversa e evite dar a entender ao seu filho que tem tanto poder sobre as emoções da mãe.

Segundo os especialistas, é mais fácil se tiver uma abordagem como: “Não é correto estar a saltar em sofás?” ou “Queres brincar dentro de casa ou ir para a rua?”.

Por último, não se encarregue de uma tarefa que o seu filho esteja a fazer. Deixe o mais novo terminar o trabalho para perceber que consegue fazer as coisas sozinho.

Mesmo em situações de urgência ou que está com pressa para sair de casa. Se agarrar naquilo que o filho estiver a fazer a mensagem que vai passar é que este não é capaz de acabar nada.