Escolas fechadas por 15 dias. Pausa letiva compensada nas férias posteriores

escolas digital
[Fotografia: DR]

O primeiro-ministro, António Costa, anuncia medidas mais apertadas devido à covid-19. Todas as escolas fecham ensino presencial a partir de sexta-feira, 22 de janeiro, menos para os filhos dos profissionais que incluam a lista de serviços essenciais.

Com alunos de idade igual ou inferior a 12 anos, as escolas fecham por 15 dias, mimetizando apoios que já eram aplicadas em março do ano passado, com apoio a pais até 66% do vencimento, havendo faltas justificadas para pais que não possam estar em teletrabalho. Medidas vão durar 15 dias e serão reavaliadas depois.

Para já, tudo indica que esta pausa letiva seja depois compensada em período de férias: que pode ser o carnaval, Páscoa ou férias segundo afirmou o governante.

 

Escolas para alunos com necessidades educativas especiais vão manter-se abertas. “As comissões de proteção de Crianças e Jovens vão manter-se em pleno funcionamento para assegurar que os direitos das crianças e jovens são assegurados”, diz governante, que garante que estabelecimentos responsáveis pela alimentação de crianças vão manter-se.

A atividade dos tribunais vai ser suspensa para todos os processos não urgentes. Lojas do Cidadão também vão encerrar, haverá lugar a marcações.