Escolas fechadas. Quatro dicas essenciais que os pais têm de saber

crianças tv istock
[Fotografia: Istock]

A formalização está por horas e representa um recuo no que foi inicialmente definido. O Governo decide esta quinta-feira, 21 de janeiro, em Conselho de Ministros se volta a colocar os cadeados nos portões de todos os estabelecimentos de ensino: dos infantários ao ensino superior. Porém, segundo avança o Jornal de Notícias, a decisão foi tomada na noite de quarta-feira, numa reunião que juntou o primeiro-ministro António Costa e os responsáveis pelas pastas da Educação, Saúde, Presidência e Ensino Superior.

A medida deve-se ao facto de o número de novos infetados por covid-19 e de mortos devido à pandemia estar a disparar e a bater recordes diários em Portugal. Esta decisão coloca cidadãos em casa e sem necessidade de se deslocarem.

Ao mesmo tempo, tal implica um regresso a uma realidade doméstica que coloca muitos pais e filhos de mãos na cabeça: porque os primeiros têm de trabalhar e os segundos têm de estudar.

Se os seus filhos tiverem de voltar a ter aulas a partir de casa, é necessário mudar rotinas e ajudá-los a adaptarem-se a um novo normal que pode ser prolongado por tempo indeterminado.

Como tal, agora é o momento perfeito para anotar algumas dicas daquilo que pode fazer, de modo a precaver-se para poder ajudar os seus filhos se estes tiverem de regressar a casa.

Desde horários para pausas, alimentação e trabalhos de casa, veja agora tudo o que pode planear.

Pausas eletrónicas

Provavelmente, os seus filhos vão estar a passar muito tempo no computador durante o dia escolar. Entre escrever textos e estar em videochamada com a turma, olhar para um ecrã será a principal atividade do dia. É importante agendar algum tempo para descansar os olhos. Isso não significa que os miúdos fiquem sem acesso às redes sociais, apenas durante um tempo.

Planear as refeições

É importante fazer três refeições completas por dia. Isso significa acordar, pelo menos, uma hora e meia antes das aulas para ter um pequeno-almoço saudável e farto. Reserve um tempo para os seus filhos reabastecerem com o almoço mais tarde.

Agende a hora dos trabalhos de casa

A pressão pode continuar até altas horas durante as aulas online. No entanto, pode e deve estabelecer limites em relação ao trabalho escolar. Tente que eles façam todos os trabalhos escolares e de casa para as horas anteriores ao jantar e, depois, deixe-os aproveitar a noite para relaxar e divertir.

Socializar

Uma das mudanças mais difíceis para os seus filhos será não ver os amigos todos os dias. Certifique-se de que eles têm algum tempo social, seja via videochamada ou um encontro ao ar livre com a devida segurança, para que se mantenham mentalmente saudáveis.