Esculturas para os pés já chegaram a Portugal

Anastasia Radevich já teve Alexander McQueen e Nicholas Kirkwood a seus pés. Agora, chega, pela primeira vez a Portugal, a São João da Madeira e ao Museu do Calçado para mostrar uma parte do seu trabalho como designer.

Atualmente a viver no Canadá, a bielorrussa é conhecida pela experiência na área do design de calçado e acessórios, mas também pela componente artesanal do seu trabalho, criando verdadeiras esculturas para os pés.

Desde este fim de semana e até setembro, vai ser possível visitar e apreciar o trabalho desta designer e artista, que se tem destacado por apostar, lê-se no comunicado enviado, “num mundo de fantasia e distopia onde os sapatos emergem como importantes símbolos totémicos da sociedade atual”.

Radevich é a primeira de quatro artistas que, este ano, vão integrar o ciclo de exposições “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés”.

A escolha recai sobre quatro “jovens designers internacionais, cujo talento e capacidade empreendedora levaram as suas criações pelo mundo fora, seja na cabeça e pés de celebridades, seja nas salas de exposições de vários museus”, refere a mesma nota enviada à comunicação social.

Assim, e até ao final do ano, será possível ficar a conhecer o trabalho do duo de chapeleiros espanhóis Pablo e Mayaya (a partir de 20 de maio), da designer de chapéus israelitas Maor Zabar e do criador de sapatos que já trabalhou com Lady Gaga: o israelita Kobi Levi (ambos a partir de 14 de outubro) .

Radevich vai apresentar, nesta mostra intitulada “Formas de Arte”, trabalhos criados ao longo de seis anos, subdivindo-se em cinco capítulos: “Biofuture, Kinetik, Derramas, Lost Civilizations, Alchemy e Terra Incógnita” recriam “um conjunto de conceitos e reflexões sobre a sociedade e o mundo”. Exemplos de criações que pode ver na galeria acima.

Mas nada como escutar a própria criadora: “Uma sensação de liberdade e inspiração é parte essencial do processo. A criatividade é habitualmente colhida da natureza, do mundo que nos rodeia e das profundezas da imaginação. Alguns temas atraíram a minha atenção pela aura de mistério (Alchemy), outros foram induzidos pela experiência direta (Kinetik). Abrir portas ao desconhecido através da criação de sapatos é apenas uma das formas de compreender o universo”, refere Anastasia no mesmo comunicado.

Recorde-se que a designer tem colaborado para o grupo Aldo (Montreal) e para a Bolongaro Trevor (os fundadores de All Saints), o que constitui apenas uma das facetas mais visíveis desta artista.

Horário: aberto de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00; aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos e feriados das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00

Imagem de destaque: DR