Espanha: Arguidos de “a manada” tentaram liberdade, mas Tribunal negou

panplona Susana vera reuters

A segunda Secção do Tribunal de Navarra decidiu manter em prisão os cinco homens de Sevilha acusados de violação em grupo de uma rapariga de 18 anos, durante as festas de San Fermín, em Pamplona, Espanha, em julho de 2016.

Esta decisão foi proferida na sexta-feira, 1 de dezembro, e na sequência de o advogado do grupo intitulado “A Manada” (La Manada) ter submetido, na última terça-feira, um pedido de suspensão de prisão preventiva dos acusados até que fosse proferida a sentença, calendarizada para janeiro. Esta foi a informação avançada a alguns jornais espanhóis, citando fonte do Tribunal Superior de Justiça de Navarra.

Contudo, esta posição não terá sido unânime. Escreve o Publico.es, citando fonte de uma das partes, que a decisão não terá tido o apoio de um dos três juízes do processo.

Conheça, abaixo, em detalhe este caso polémico que está a indignar – e a dividir – Espanha

Justiça espanhola pede 22 anos de prisão para “a manada” que violou jovem

Recorde-se que os cinco homens andaluzes estão presos desde horas depois dos factos terem tido lugar, a 7 julho de 2016. Segundo avança o Periodico.es, três deles estão em Pamplona e os outros dois – um é guarda civil (que terá gravado os cinco fragmentos da violação com o seu iPhone) e outro militar – estão detidos em Madrid, numa prisão especialmente vocacionada para este tipo de profissionais.

Imagem de destaque: Susana Vera/Reuters