Espanha: Colégio mostra que “ricos são pessoas de sucesso” e os pobres são “medíocres”

shutterstock_732754177_destaque cinto gucci

Três minutos e 21 segundos exibidos aquando de uma aula da manhã num colégio de Madrid bastaram para instalar a polémica. Tudo porque os Salesianos de Estrecho, do bairro madrileno de Tétuan, apresentou no início deste mês, aos seus alunos de secundário um vídeo que procurava explicar como resolver e enfrentar os problemas.

Ora, a questão é que estes três minutos sobre aquele tema alicerçaram-se na exibição das diferenças entre as pessoas ricas e as pobres, distinguindo-as na forma como enfrentam os problemas na sua vida.

Na gravação diz-se mesmo que os “ricos são pessoas de sucesso” e os pobres são “pessoas medíocres”, que não triunfam porque são pessimistas na forma como analisam os problemas e temem o fracasso. Um trabalho que está disponível no Youtube, com mais de nove mil visualizações e que sustenta que se se procura o êxito, “é preciso ter hábitos de rico”.

A escola, segundo o jornal espanhol El Paìs, já veio reconhecer que a opção de mostrar este vídeo – retirado do portal que explora o “entretenimento financeiro para a riqueza” – não foi a mais feliz. Segundo a Cadena Ser, este vídeo foi exibido durante as aulas em que se estavam a trabalhar ideias para encontrar o que de mais positivo há em cada dia. Os responsáveis escolares garantem que não viram previamente o conteúdo, mas reconhecem que a sua exibição foi um erro, até porque garantem defender e promover a igualdade de oportunidades.

“Os pobres esperam o fracasso”

Este vídeo diz mesmo que “uma pessoa rica acredita que, se as coisas não correm bem, pode sempre reaver o dinheiro. Os pobres, no entanto, esperam o fracasso, veem obstáculos constantemente e, se tal não acontece, eles mesmo os criam. Eles não estão dispostos a arriscar nada”, escuta-se no filme. O mesmo trabalho conta que, para obter o êxito, não são precisos cursos ou mestres, mas apenas a ideia de se querer ter sucesso“.

Imagem de destaque: DR

Autonomia das escolas traz nova preocupação aos pais: a avaliação