Espanha. Insultos machistas em residência universitária de Madrid

pexels-photo-1454360
[Fotografia: Pexels]

Um vídeo mostra estudantes de uma residência da Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha, a proferir uma série de insultos machistas e de caráter sexual à residência da frente, ocupada por mulheres.

“Suas putas ninfomaníacas” foram algumas das agressões que um estudante gritou da janela de um dos quartos, junto com outras ofensas. Em seguida, num movimento perfeitamente sincronizado, outras janelas são abertas, com dezenas de estudantes que gritam em coro. Os insultos foram dirigidos à residência feminina Colegio Mayor Santa Mónica.

As imagens, divulgadas na madrugada desta quinta-feira, 6 de outubro comoveram o país e o presidente do Governo. “Inexplicável, injustificável, repugnante”, qualificou Pedro Sánchez. O episódio terá ocorrido no domingo passado, à meia-noite, segundo revelou o diretor da residência à Cadena Ser espanhola e citado pelo jornal Vanguardia. O mesmo periódico conta que a prática já terá acontecido em anos anteriores.

A direção do Colegio Mayor Elías Ahuja, onde estudam os agressores, condenou as “expressões inaceitáveis, pediu “desculpas públicas” à residência feminina e anunciou a expulsão dos envolvidos.

Inaugurada em 1969, esta residência masculina fica no campus da Universidade Complutense de Madrid e a permanência tem um custo de cerca de 1.100 euros por mês.

Num comunicado, a universidade revela que está em curso uma operação para apurar todas as responsabilidades e revela que “irá trabalhar de maneira coordenada com o resto das universidades para aplicar sanções aos alunos envolvidos”.

“Pela parte da UCM mostramos um repúdio total ao ocorrido, consideramos que ações como esta não têm lugar em nenhuma área da sociedade, e muito menos, no ambiente universitário”, lê-se na nota citada pelos media espanhóis.

CB com agências