Espanha: Princesa Leonor vai estrear-se oficialmente a ler a Constituição

Não é um primeiro discurso, mas antes a leitura de um documento fundador da Espanha. A princesa Leonor, primogénita de Felipe VI e primeira na linha de sucessão ao trono do país vizinho, vai estrear-se oficialmente no dia em que assinala o seu 13º aniversário.

A 31 de outubro, quarta-feira, às 10.00 horas, no Instituto Cervantes, em Madrid, a filha mais velha dos reis Felipe e Letizia irá falar depois do seu pai e caber-lhe-á ler um capítulo da Constituição, no âmbito da comemoração do 40º aniversário daquela Carta Magna, uma organização feita pelo governo.

A escolha deste primeiro ato oficial da futura rainha de Espanha deve-se ao facto de a Casa Real ter como estratégia a intenção de vincular a princesa e a sua presença a um documento fundador do país. Na verdade, trata-se já de um passo claro que tinha sido anunciado quando Leonor, no seu primeiro ato oficial institucional, foi condecorada com o Tosão de Ouro, em janeiro de 2018 (momento que pode recordar em detalhe aqui).

Princesa Leonor, a pré-adolescente que um dia será rainha

Nessa ocasião, Felipe VI recordou que a princesa das Astúrias devia “guiar-se em permanência pela Constituição” espanhola, “cumprindo-a e respeitando-a”. Na galeria acima, veja como cresceu a herdeira do trono espanhol.

Recorde-se que também o pai de Leonor se estreou institucionalmente aos 13 anos de idade, tendo lido o seu primeiro discurso nos prémios Príncipe das Astúrias, em 1981.

O rosto de uma moeda polémica

Recentemente, a primogénita viu-se envolvida numa polémica na sequência da cunhagem de uma moeda comemorativa (com valor facial de 30 euros cada) que contava com a imagem do rosto de Leonor, bem como a do rei.

Moeda comemorativa dos 1300 anos do principado das Astúrias [Fotografia: Real Casa da Moeda de Espanha]
Em causa estava o facto de a Fábrica Nacional da Moeda de Espanha ter representado a herdeira ao trono considerada, segundo referia o diário espanhol El País, pouco fiel à realidade: de “nariz pontiagudo”, com “lábios finos”, “olhos estreitos e testa larga”, contrariando as “feições doces e arredondadas”.

Uma evocação que tem merecido múltiplas críticas por parte dos cidadãos por considerarem haver falta de semelhança com a verdadeira imagem de Leonor.

A moeda de 33 milímetros, 18 gramas e 925 milésimas de prata inscreve-se numa iniciativa que pretende evocar os 1300 anos do principado das Astúrias, e foram produzidas um milhão de unidades.

Imagem de destaque: Eloy Alonso/Reuters

Princesa Leonor: a nova ‘it-girl’ em ascensão

Herdeiras reais: Nem todas têm trono garantido, mas já têm a coroa do poder e influência