Espanha: Vem aí o conselho de ministras?

Pedro Sánchez, o novo primeiro-ministro espanhol, acaba de constituir governo com uma maioria de 11 mulheres, num total de 17 ministérios. Mas esta escolha não tem apenas validade numérica, tem também caráter qualitativo, sendo que elas serão responsáveis pelas pastas mais relevantes.

Na galeria acima, conheça o novo executivo de Sanchez e que, pela sua composição, quase pode levar ao rejuvenescimento de uma velha entidade. Do conselho de ministros ao de ministras, e cuja primeira reunião está marcada para esta sexta-feira, 8 de junho.

Pedro Sánchez prestou juramento no sábado passado perante o rei, Felipe VI, tornando-se o sétimo chefe do executivo da democracia espanhola, depois do sucesso de uma moção de censura.

O Congresso dos Deputados (parlamento) aprovou na passada sexta-feira, por 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção, a moção de censura que afastou Mariano Rajoy, do Partido Popular (direita), e que, ao mesmo tempo, investiu o novo primeiro-ministro.

A tarefa do novo Governo não será fácil, visto ser sustentado explicitamente apenas pelo PSOE (Partido Socialista espanhol), apesar de ter tido na aprovação da moção de censura o apoio do Unidos Podemos (extrema-esquerda) e toda uma série de pequenos partidos regionais, entre eles os nacionalistas bascos e os independentistas catalães.

CB com Lusa

Imagem de destaque: EPA

Espanha: Sánchez recupera Ministério da Igualdade e cria governo paritário