Especialistas afirmam que Covid-19 causa queda de cabelo

iStock-960556472 (1)
[Fotografia: iStock]

Os tricologistas (dermatologistas especializados em cabelos) têm observado um aumento nos casos de pessoas que já contraíram o novo coronavírus e, após dois a três meses da infeção, começaram a notar uma grande queda de cabelo.

David Saceda Corralo, dermatologista e tricologista do grupo espanhol de dermatologia Pedro Jaén afirmou ao site S Moda que isto “tem sido uma queda extremamente escandalosa. As mulheres que sofrem com isto ficam muito alarmadas porque pensam que vão perder todos os cabelos em questão de semanas”.

O especialista fala das mulheres porque são elas que mais sofrem e porque, com o cabelo mais comprido, os fios que caem são maiores.

O médico explica que estes casos, por norma, aparecem como efeitos secundários a processos como “parto, uma operação cirúrgica ou uma doença, manifestando-se na forma de uma queda muito marcante no banho, almofada ou escovagem. Em muito pouco tempo perde-se um volume considerável de cabelo, mas não conduz à calvície definitiva”.

Que aconteça três meses depois de a doença ter passado não é por acaso. É o tempo que decorre desde a morte do cabelo no folículo até ao seu desprendimento completo.

“Aqueles que agora estão a perder cabelo contraíram o novo coronavírus em abril”, explica David Saceda Corralo, acrescentando que “normalmente, este tipo de queda de cabelo aparece principalmente nas mulheres porque são elas que mais sofrem com alguns problemas como alterações hormonais, parto ou baixo teor de ferro”.

Apesar de o dermatologista dizer que esta perda de fios está associada ao stress que tem acompanhado a Covid-19, o vírus não afetou apenas o cabelo de quem o sofreu. Também teve consequências indiretas naqueles que não tiveram teste positivo.

“O número de pacientes (especialmente mulheres) que estamos a receber com queda de cabelo aguda é absolutamente impressionante. O importante: evolui muito bem a médio prazo”, explicou o dermatologista e tricologista, Sergio Vañó, ao SModa.

Embora o processo geralmente se resolva sozinho, podemos fazer com que ele se conclua o mais rápido possível. Um dos conselhos que os tricologistas dão é, por mais paradoxal que possa parecer, lavar o cabelo com frequência.

Com a espuma, ajudamos a eliminar aquele cabelo que mais cedo ou mais tarde ia cair e a acelerar a sua recuperação.