Especialistas afirmam que uso de máscara pode prevenir gripe sazonal

pexels-rfstudio-4177606 (1)
[Fotografia: Pexels]

Num momento em que já estamos a lidar com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus há sete meses, a maioria da população está mais ciente dos cuidados necessários para ajudar a conter a propagação da doença uso de máscara, distanciamento social e lavagem das mãos.

À medida que nos aproximamos da temporada da gripe, questões sobre as taxas de gripe esperadas durante a pandemia estão na mente de muitos profissionais médicos. A esperança em torno da redução das taxas é confrontada com preocupações de Covid-19.

Desde o início da pandemia, o processo de pensamento mundial em torno da disseminação de doenças infecciosas mudou, de acordo com o que Ali Raja, vice-presidente executivo do Departamento de Medicina de Emergência do Hospital Geral de Massachusetts, disse ao The Huffington Post.

“Aqui em Boston, o sistema de metro é limpo várias vezes ao dia. Mesmo isso como uma intervenção de saúde pública, além de coisas individuais como lavar as mãos e usar máscaras, vai mudar a temporada da gripe este ano – o que ainda não sabemos é quanto“, explicou.

Há um nível de incerteza sobre o que esperar do Coronavírus. Mas há motivos para acreditar que o uso de máscara, juntamente com outras precauções, pode ajudar a reduzir as taxas de gripe este ano.

Especialistas partilharam as suas ideias sobre o impacto das medidas de mitigação da Covid-19 nas taxas de gripe neste outono e inverno com o The Huffington Post.

Redução das taxas de gripe podem variar de acordo com a região

Ali Raja disse que tem esperança de que as taxas de gripe nos Estados Unidos da América caiam como resultado das medidas de segurança de saúde pública que se tomam para prevenir a Covid-19.

O especialista acrescentou que, ao examinar os dados da gripe no hemisfério sul (onde o inverno começou em junho), os países viram uma diminuição substancial nos casos de gripe por causa do uso de máscaras e outras precauções.

No entanto, Ali Raja observou que os Estados Unidos da América têm um conjunto único de desafios no que diz respeito à mitigação do vírus.

“Muitos dos países que estão a relatar os dados da gripe a diminuir, na verdade, têm precauções muito mais rigorosas e universais em vigor, do que os Estados Unidos. Embora eu tenha muita esperança de que as nossas taxas de gripe caiam da mesma forma”, observou.

As taxas de gripe só diminuem se tudo for feito de maneira correta

James Cherry, professor da Escola de Medicina David Geffen da UCLA, afirmou que as crianças são o reservatório quando se trata da gripe. O vírus da gripe espalha-se com mais frequência de crianças para adultos.

Ele expressou preocupação com as aulas presenciais e os riscos que a escola pode trazer se os sistemas escolares – e os alunos, professores e funcionários – não aderirem a todas as diretrizes das autoridades de saúde.

“Com a reabertura de escolas, se as coisas não feitas corretamente, as crianças podem levar a gripe para casa para os pais e pessoas de alto risco“, advertiu.

O professor acrescentou que para que as escolas controlem a gripe e a Covid-19, os alunos e educadores precisam de usar máscaras, distanciar-se socialmente e lavar as mãos com frequência.

Tomar a vacina contra a gripe pode ajudar a reduzir as taxas

Para reduzir ainda mais a propagação e o risco da gripe, Ali Raja incentiva a população a tomar a vacina contra a gripe. Existem muitas incertezas associadas ao Coronavírus e ao seu surgimento durante a temporada da gripe.

Proteger-se a si mesma e às pessoas ao seu redor contra a gripe também ajudará a proteger outros membros da sociedade, o que é crucial, pois a Covid-19 continua a impactar cada vez mais as comunidades.