Especialistas explicam o que não deve fazer ao cabelo em casa

iStock-1215880457 (1)
[Fotografia: iStock]

Se estiver a pensar em fazer algo ao seu cabelo em casa, pense duas vezes. Embora existam vários vídeos de tutoriais sobre como aparar a franja ou sobre como pintar o cabelo em casa, mais tarde, poderá arrepender-se e ter de ir a um cabeleireiro – que até já abriram portas – arranjar o que estragou, gastando muito mais do que inicialmente.

Ao blogue norte-americano The Huffington Post, duas estilistas confessaram que estão a receber cada vez mais clientes que decidiram cortar ou pintar o cabelo em casa durante a quarentena e que agora querem reparar os danos.

As profissionais concordam que não há problema em experimentar algumas rotinas de beleza em casa. Mas por outro lado, existem etapas que não deve tentar.

Não tente coloração de supermercado sem supervisão

A cabeleireira norte-americana Melody Choate disse ao The Huffington Post que muitos de seus clientes telefonaram para saber como cobrir os cabelos brancos enquanto o salão de beleza estava fechado.

“Com o coloração de supermercado, maior parte das pessoas não sabe como trabalhar com o volume do oxidante. Quanto maior o volume, mais prejudicial é para o cabelo, e o de caixa, geralmente, é de alto volume”, explica a especialista.

Ao invés de utilizar a coloração por todo o cabelo, Melody Choate disse que, em último recurso, deve usá-lo apenas para cobrir as raízes. “Não pinte as pontas. Ao fazer isso, pode perder a cor que tinha anteriormente e as pontas podem ficar mais fracas”.

Não use descolorante

Sami Skinner, especialista em correção de cor, disse ao The Huffington Post que o descolorante não deve ser utilizado enquanto está em casa.

“Se descolorar o cabelo e ele tiver sido descolorado antes, ao sobrepor outro descolorante, está a arriscar a queda ou o dano extremo do cabelo“, explica.

Para quem tem o desejo de ficar loira, a especialista afirma que “se não tem um loiro natural e quer branquear o cabelo em casa, dificilmente vai obter o pigmento desejado e o cabelo vai ficar laranja“.

Não corte o cabelo

As especialistas concordaram que se deve deixar o seu cabelo tal como está, para que depois não se arrependa e gaste dinheiro na reparação. “É mais fácil corrigir um erro de coloração do que um corte porque o cabelo tem de crescer novamente para se corrigir”, explicam as especialistas ao The Huffington Post.

Cortes de cabelo perfeitos para usar com máscara