Esqueça os ecrãs partidos. Vêm aí smartphones que se arranjam sozinhos

Bem-vinda ao futuro: as gigantes tecnológicas Samsung e Motorola estão a trabalhar em conjunto com grupos de cientistas para conseguir criar um telemóvel cujo ecrã se regenere sozinho sempre que se parte. Se encontrarem a fórmula perfeita é provável que, dentro de poucos anos, deixe de ter de pagar balúrdios para substituir o ecrã do seu smartphone sempre que se parte ou consiga evitar perder horas infindáveis à procura da lojinha com o preço mais em conta.

links_Mantalize-se

Da indústria aos ambientalistas, todos parecem estar satisfeitos com a procura desta solução. Enquanto uns querem poupar dinheiro, outros querem acabar com os hábitos descartáveis das sociedades desenvolvidas (percorra a galeria de imagens acima para ficar a conhecer os 20 melhores smartphones do mundo, segundo o Business Insider).

“As empresas são conduzidas por um reconhecimento de que precisamos de estar sempre vigilantes, tanto em relação à sustentabilidade como às questões económicas, e não podemos apenas continuar a usar os materiais da mesma forma que fizemos no passado”, explicou Bob Lark, professor de engenharia da Universidade de Cardiff, no País de Gales, ao jornal britânico The Guardian.

Apesar de todas estas vantagens, nem todas as empresas veem a inovação com bons olhos. Até porque a sobrevivência de alguns negócios depende do facto de os utilizadores estarem constantemente a trocar de telemóvel. Na opinião de Adam Lusby, especialista em economia da Universidade de Exeter, no Reino Unido, é preciso que as empresas se afastem dos modelos de negócio convencional que incentivam a “obsolescência prematura e criação de resíduos”.