
Pedro Fraga, de 30 anos, é o típico português que costuma chegar aos compromissos em cima da hora. Num dia em que, além de estar atrasado, demorou cerca de 15 minutos a encontrar um lugar vago para estacionar e só conseguiu parar o carro ao trocar com um amigo, teve a ideia de fazer uma aplicação que facilitasse a vida aos condutores. Umas semanas depois nascia a Parqist.
“Acabei por fazer uma versão alfa, que ainda tem alguns problemas, e lancei-a. Tenho tentado explicar às pessoas que esta ainda é uma versão de testes porque programei-a sozinho nos tempos livres. Quis ver, primeiro, qual era a resposta das pessoas e estava com medo que alguém me pudesse passar à frente. Lancei e a resposta foi incrível“, explicou ao Delas.pt Pedro Fraga.
Com sistema de GPS incorporado, a Parqist funciona em qualquer parte do país e do mundo. Já existem outras aplicações do género, mas esta distingue-se por ser totalmente gratuita.
“Não há nada em que as pessoas possam apenas dar e receber. Depois, quando se dá, recebe-se em troca. Desenvolvemos um algoritmo em que, quanto mais parques a pessoa ceder, mais prioridade tem quando estiver à procura“, revelou o criador da Parqist.
Por enquanto a app só está disponível para Android. Pedro Fraga prevê lançar a versão para iOS durante o próximo mês.
“Cortei completamente na vida social e tento conciliar o doutoramento com o desenvolvimento disto. Entretanto já tenho um sócio que é informático e está a ajudar-me a fazer as coisas”, acrescentou o engenheiro mecânico.
Clique aqui e siga-nos no Instagram