Esta designer é uma Marie Kondo à portuguesa

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A designer Rafaela Garcez e a organizadora Marie Kondo [ Fotografia: DR]

Podia ser um serviço de psicologia, de mindfullness ou de mera introspeção. Mas não. O desafio e o trabalho da designer Rafaela Garcez passa por ajudar os clientes a arrumar os espaços nos quais se habita, começando e passando pelo que é relevante para cada um, pelo desapego e pela valorização.

Mas, vamos aos factos. Rafaela Garcez é uma das duas organizadoras portuguesas certificadas, até ao momento, pela célebre Marie Kondo. A organizer de êxito mundial tem já criada uma rede de profissionais que trabalham as técnicas de arrumação e de libertação de espaço, e a madeirense é agora uma delas.

A designer formada na Faculdade de Arquitetura de Lisboa e com mestrado em Design e Cultura Visual pelo IADE, também da capital, está ainda no primeiro nível de formação, obtido há quatro meses. Garcez explica em que consiste o seu trabalho, que já soma 500 horas a encontrar espaço onde poucos o veem.

Da roupa, aos livros, passando por objetos diversos e, desafio maior, por aqueles que têm valor sentimental, Garcez garante que é possível encontrar mais e novo espaço. De parte mesmo fica o que já não suscita apego. E se uma primeira consulta presencial pode ajudar a explicar o que consiste este serviço, as horas de trabalho efetivo podem chegar em packs que vão para lá dos dois mil euros.

Como surgiu a possibilidade de fazer esta formação?

Sou formada em Design e há dois anos que trabalho como organizer em Portugal. Uma das principais razões do começo deste projeto, foi justamente, por ter devorado os dois livros de Marie Kondo em 2017, que percebi que gostava de transformar as vidas das pessoas com o método KonMari. Sempre adorei organizar, fosse a minha casa, dos meus amigos ou família, mas até ler aqueles livros, não sabia que podia fazer desse prazer a minha atividade e ainda trazer uma mudança positiva à vida das pessoas. Foi a conjugação destas motivações que me fizeram começar a trabalhar para ser uma das primeiras consultoras KonMari em Portugal. Fiz a certificação este ano, em março de 2019, em Nova Iorque, com Marie Kondo e a equipa dela.

“Esta atividade assemelha-se muito ao personal training”

Em que consiste a formação?

A certificação KonMari consiste em três dias de formação intensiva, com cerca de cem pessoas do mundo inteiro, dada por Marie Kondo e pelas consultoras certificadas, que começaram tal como eu. Existe uma grande ligação e sentido de comunidade entre todas e, até hoje, falo com consultoras das que estiveram comigo em Nova Iorque. Esta atividade assemelha-se muito ao personal training, no início era uma novidade e visto como um luxo, mas rapidamente o mercado percebeu os benefícios e resultados que trazia, até se tornar numa normalidade.

A Rafeala é, neste momento, segundo o site konmari.com uma certified green. Pondera fazer outras certificações?

Para me tornar em consultora certificada do método KonMari foi necessário passar por várias etapas e validações. A certificação em Nova Iorque foi apenas uma delas. As cores dos níveis de certificação estão diretamente relacionados com as horas de experiência e o número de pessoas com quem aplicamos o método KonMari. Inicialmente, somos estagiárias mas completamente capacitadas para aplicar o método com os nossos clientes/alunos. Trabalho diariamente com foco e dedicação para ajudar cada vez mais pessoas a transformar as suas vidas e, consequentemente, crescer para os níveis seguintes.

“Harmonia, empatia e conexão são as palavras que descrevem a minha formação”

O que destaca da formação?

Foi a aprendizagem no atendimento e foco no cliente de forma 100% alinhada com a minha pessoa. Harmonia, empatia e conexão são as palavras que descrevem a minha formação e na experiência que quero ter com as pessoas com quem trabalho.

Estagiou, por exemplo, com Marie Kondo?

Anualmente, existe mais do que um curso e Marie Kondo não convida ninguém para estagiar, pelo que sei. O foco é outro. Em relação ao estágio, não é obrigatório que seja com outra consultora certificada, a não ser que assim se queira e se tenha o contacto ou o interesse da outra consultora e cliente. Durante a formação e as primeiras experiências, ganhamos as ferramentas ideais para aplicar o método KonMari com os nossos clientes. Inicialmente, pode-se aplicar em casa de amigos e família, caso nos faça sentir mais confortáveis.

Qual o tipo de trabalhos mais frequentes que tem feito? E de que dimensão?

Organizações residenciais ou pessoais, como prefiro identificar. O método de organização KonMari foca-se mais na pessoa do que propriamente na residência. Faço também trabalhos de organização empresarial para empresas que tenham a preocupação na organização e otimização dos espaços de trabalho para melhoria do bem-estar de quem utiliza o espaço. O feedback é excelente, pois a organização possibilita uma melhoria imediata na produtividade e motivação dos colaboradores, impactando diretamente com todo o ambiente do escritório.

“O método de organização KonMari foca-se mais na pessoa do que propriamente na residência”

Quais os valores médios dos serviços prestados?

Varia conforme o número de sessões que o cliente pretende fazer. Não existe um número certo para todas as pessoas e projetos. Conforme a necessidade, disponibilidade de temporal ou financeira da pessoa quando me contrata. Em relação a valores, estão todos expressos no meu site.

Que tipo de reações tem recebido?

Extremamente enriquecedoras. Agradecimento e surpresa são as palavras que melhor descrevem a reação das pessoas depois de passar por este processo. Pela minha experiência, ninguém tem a real perceção do que vai acontecer e pelo que vai passar. Sabem que vão ter uma casa organizada, que vai ser trabalhoso e que vai melhorar a sua rotina e dia-a-dia, mas não pensam exatamente como uma experiência de questionamento e transformação pessoal, e é isso que torna o método tão especial e bonito.

O que gostava de poder organizar?

Mais do que o que gostava de poder organizar, gostava de poder ajudar na transformação positiva da vida das pessoas, do passado, do presente e do futuro. O meu grande objetivo passa pelo impacto positivo que tenho nas diferentes situações e projetos por onde participei, participo e vou participar. O que me faz sentir que estou alinhada com o meu propósito é o momento, geralmente durante qualquer processo de organização, em que a pessoa percebe o que a faz feliz e o seu mindset muda completamente, tornando todas as decisões de manter ou deixar ir objetos pessoais de forma mais fácil e leve. A casa organizada é apenas o resultado disso.

Marie Kondo tem feito programas de televisão [ Tidying Up With Marie Kondo, Netflix].Por cá e no que lhe diz respeito, há essa possibilidade?

Tenho recebido alguns convites para falar sobre o método em programas de televisão ou entrevistas onde partilho o meu trabalho, método KonMari e todo o conceito de organização que aplico na casa das pessoas.

Em Portugal, há também uma outra profissional certificada, no Porto. Conhecem-se, falam regularmente, há contactos comuns?

Sim, não nos conhecemos pessoalmente, mas já falámos algumas vezes. Durante a formação e todo o percurso enquanto consultoras KonMari é-nos incentivado a manter o sentido de comunidade KonMari entre consultoras. É algo que me agrada bastante e identifico-me a 100%. O sentido de partilha e apoio que existe com as consultoras que fizeram comigo este ano a certificação KonMari é essencial para mim.

Imagem de destaque: DR

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