Esta é a bebida alcoólica que melhora o sexo e a fertilidade

iStock-680795428sexo

É do conhecimento geral que a ingestão de uma bebida alcoólica ajuda a libertar o à-vontade, a conversa e a disponibilidade. No entanto, todas elas – em excesso – podem comprometer seriamente um qualquer encontro.

Mas não é de impressões que falamos, mas sim de ciência. Esta reclama ter descoberto agora que há pelo menos um néctar que, se ingerido antes de qualquer relação sexual, pode até melhorar a experiência, dadas as suas propriedades.

Continue a leitura e fique a conhecer, abaixo, em detalhe, as investigações científicas que vêm documentar isso mesmo. Mas também muito mais. É que há bebidas alcoólicas que, afinal, podem promover a fertilidade e favorecer a gravidez.

Os temas são controversos e, tal como nas bebidas, é importante olhar para eles com calma, degustá-los e aplica-los com moderação. E nunca sem antes ouvir o médico.

O vinho tinto pode ser um bom catalisador para o aumento da testosterona, hormona responsável pelo incremento de desejo sexual. É certo que não pode ser em demasia por arriscar promover exatamente o efeito contrário, com os investigadores a recomendarem um a dois copos durante uma refeição. A conclusão surgiu num estudo de 2016 no qual os estudiosos consideraram que se trata de “um primeiro estudo observacional que sugere que o aumento da ingestão habitual de flavonóides dietéticos está associado à melhoria da função erétil”.

Já em 2012, uma outra investigação apontava no mesmo sentido. Os autores Carl Jenkinson, Andrea Petroczi e Declan Naughton escreviam no Nutrition Journal que o consumo de polifenóis – presentes no vinho tinto – poderia minimizar em 14% a disfunção erétil.

Anos antes, em 2009, cerca de 800 italianas aceitaram submeter-se a um estudo que pretendia correlacionar o consumo moderado de vinho tinto e de saúde sexual. A mesma investigação concluiu que “a ingestão moderada e regular de vinho tinto está associada a maiores pontuações tanto para o desejo sexual, lubrificação quanto para a função sexual geral”. De acordo com o estudo, aquele néctar somava mais dois pontos do que uma outra bebida alcoólica. Os analistas explicam esta correlação pelo aumento da corrente sanguínea nas zonas erógenas femininas, promovendo o aumento de lubrificação. É, no entanto, de ressalvar que a investigação pede interpretações cautelosas das conclusões por ter por base relatos e falta de dados laboratoriais”.

Para lá da promoção de uma vida sexualmente mais saudável, outros estudos apontam agora para o facto de o consumo de vinho tinto, pelo menos uma vez por semana, poder aumentar as hipóteses de as mulheres poderem engravidar. Sim, o tema é controverso.

O estudo da Universidade de Washington conta que as mulheres que estão a tentar ter filhos e que bebem vinho tinto com regularidade, têm melhor reserva de óvulos, a quantidade presente num determinado momento nos ovários. E até quase encontraram uma fórmula: beber cinco copos por mês parece promover o aumento de material genético. A amostra para esta análise comporta 135 mulheres dos 18 aos 44 anos que terão demonstrado que a ingestão de vinho tinto parece ser mais eficaz no que diz respeito à fertilidade do que outras bebidas. A solução estará num dos polifenóis com propriedades anti-inflamatórias e que está presente em altas dosagens no vinho tinto.

Em 2013, uma outra análise apontava no sentido contrário, constatando que a ingestão de três copos de vinho por semana poderia mesmo reduzir as possibilidades de gravidez. Porém, os médicos nunca dissociaram o stresse de todo este processo.