Esta é a biblioteca mais instagramável do mundo e tem livros até ao teto

Em Tianjin, no norte da China, está aquela que é considerada a biblioteca mais instagramável do mundo. Inaugurada no final de 2017 com o objetivo de ser um monumento megalómano de homenagem à cultura e arquitetura, a Biblioteca de Tianjin Binhai tem 1,2 milhões de livros e estantes até ao teto.

“O interior da Biblioteca de Tianjin Binhai é praticamente semelhante a uma caverna, uma estante de livros contínua. Abrimos o prédio, criando um lindo espaço público no interior, uma nova sala de estar urbana no centro”, explicou Winy Maas, co-fundador do MVRDV, um ateliê holandês, ao site de arquitetura Arch Daily (percorra a galeria de imagens acima para ver fotografias da biblioteca).

Neste espaço com mais de 33 mil metros quadrados, os livros dedicados a crianças e idosos localizam-se no piso térreo, tal como a entrada principal, o acesso ao complexo cultural e o auditório. Nos dois primeiros andares existem salas de leitura, de estar e estantes recheadas de livros. Os escritórios, salas de reuniões, informática e de áudio localizam-se nos últimos dois andares. No subsolo, há ainda lugar para espaços de serviço, armazenamento de livros e um arquivo gigantesco.

“As estantes são ótimos espaços para as pessoas se sentarem e, ao mesmo tempo, permitem o acesso aos pisos superiores. Os ângulos e as curvas destinam-se a estimular as diferentes utilizações do espaço, como ler, andar, conhecer e discutir”, acrescentou o co-fundador do ateliê holandês.

Estes produtos de beleza foram feitos para partilhar no Instagram