Eis a data em que Portugal vai atuar na Eurovisão

419385
Eurovisão 2023 [Fotografia: James Stack/BBC /EurovisonSong Contest.com]

Marque já na agenda. A canção que sair vencedora do Festival da Canção, da RTP, vai apresentar-se em Liverpool, no Reino Unido, na primeira parte da primeira semifinal, marcada para 9 de maio. A segunda semifinal está agendada para dia 11 e a final para 13 de maio.

Porém, antes será necessário assistir aos temas selecionados em Portugal. A 25 de fevereiro e a 4 de março serão escolhidas as músicas que serão apresentadas na final portuguesa (pode vê-las a todas aqui), a 11 de março. Daqui sairá a sucessora de Maro, com o tema Saudade.

Recorde-se que, tal como avançou a estação pública, a primeira semifinal será conduzida por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato e a segunda por Sónia Araújo e Jorge Gabriel. A Grande Final repete a fórmula e vai ficar nas mãos de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim para uma noite fantástica. Na Green Room estará Inês Lopes Gonçalves durante os três eventos do Festival.

Nesta edição de 2023, em cada fase antes da final serão escolhidos cinco finalistas e o público poderá salvar um sexto concorrente. “Antes de terminar cada semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música para disputar a Grande Final. Serão assim 12 canções na Final”, vinca a estação pública.

Apesar de a Ucrânia ter vencido a Eurovisão em 2022, o espetáculo irá ter lugar no Reino Unido dadas as circunstâncias em que se encontra o país, sob invasão russa desde 24 de fevereiro de 2022.