Quem gosta de abacate usa este fruto em vários pratos, para que ovos, sandes, saladas e sobremesas saibam ainda melhor ou se tornem mais saudáveis. No entanto, os abacates são caros – cada quilo custa cerca de 5 euros nos supermercados portugueses – e, por isso, torna-se tentador cultivar este fruto repleto de nutrientes em casa.
Cultivar um abacateiro em casa é tão simples e barato que pode usar a atividade como experiência científica para fazer com as crianças. O lado negativo é que a planta pode precisar de um período de 5 a 13 anos para começar a produzir frutos e dificilmente o fará se estiver fechada dentro de casa. Ainda assim, se quiser experimentar cultivar um abacateiro já este fim de semana com os mais pequenos, deixamos-lhe aqui todo o processo, passo a passo.
Tudo o que vai precisar:
Semente de abacate;
Palitos;
Copo ou jarra.
Como fazer crescer o abacateiro:
1. Guarde uma semente de abacate, sem cortar ou partir, e lave bem. Deixe secar e, de seguida, insira 3 ou 4 palitos, como lhe mostramos na imagem.
2. Mantenha a semente suspensa no copo ou jarra. Encha o recipiente com água suficiente para submergir a parte inferior da semente, aconselha o Jardim Botânico de Missouri, citado pela Prevention.
3. Coloque o copo num local quente, onde não apanhe luz solar diretamente, e mude a água regularmente. As raízes devem aparecer entre duas a seis semanas depois. Se não aparecerem, reinicie o processo com outra semente.
4. Quando a raiz crescer o suficiente, corte um pouco para incentivar mais o seu crescimento.
5. Na altura em que a semente estiver demasiado grande para o recipiente onde está alojada, mude-a para um local com mais espaço e deixe o seu abacateiro crescer.
Como cuidar de um abacateiro
Mantenha o recipiente num local ensolarado e vá regando com pouca água, mas com regularidade. O objetivo é manter a terra húmida e não ensopada, recomenda o site Abacates da Califórnia.
Pode colocar a árvore ao ar livre no verão. Ocasionalmente, corte a sua planta para incentivar o crescimento.
Abacates levam dezenas de pessoas para o hospital todos os dias