Publicidade Continue a leitura a seguir

Finos, espessos ou pintados. Esta é a frequência com que deve lavar o cabelo

[Fotografia: iStock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

A discussão é sempre acalorada e há sempre vozes discordantes quando o tema é entre amigas. Por isso, o melhor mesmo é ouvir especialistas. Mas afinal, com que frequência se deve lavar o cabelo. As rotinas diferem e, por isso, nada melhor que os especialistas para clarificarem estas respostas.

Ao site She Finds, a especialista Kali Ferrara vinca que “lavar o cabelo com muita frequência pode causar não apenas mechas secas, mas também couro cabeludo seco e irritadiço. A saúde do couro cabeludo é totalmente igual à saúde do folículo e, portanto, do cabelo que cresce a partir dele”. Desta forma, o ideal é lavar a cada dois ou mesmo a cada três ou quatro dias para obter uma saúde ideal do couro cabeludo e do cabelo.

Porém, ressalva, que a espessura dos fios é decisiva nesta matéria. Assim, “cabelo mais fino e mais fino arrisca tornar-se oleoso mais cedo, pelo pode precisar de ser lavado todos os dias”. Quanto aos fios mais espessos, especialmente ondulados ou cacheados, Ferrara lembra que podem “ficar mais tempo sem serem lavados, principalmente por causa da proporção entre o volume do cabelo e a oleosidade”.

Os cabelos descolorados, por ficarem mais secos, nem sempre requerem lavagens tão frequentes. “Muitas vezes, as minhas clientes loiras chegam para um retoque quando os cabelos perdem volume devido às raízes virgens serem saudáveis e não sugarem a oleosidade do couro cabeludo como os cabelos mais porosos e quimicamente tratados”, refere a especialista. Nestes casos, Kali Ferrara recomenda “lavar uma ou duas vezes por semana, um condicionador profundo a cada duas lavagens”.