Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta é a frequência com que deve trocar lençóis, fronhas e pijamas

[Fotografia: Istock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabemos que é preciso que os tecidos respirem e que sejam tomados todos os cuidados para evitar a acumulação de microorganismos. O mesmo acontece, com ainda mais relevância, com a roupa da cama.

Os lençóis devem ser mudados todas as semanas e lavados a mais de 40 graus. Porém, as indicações são, atualmente e pós-covid-191212, para se ir muito mais além no termómetro da máquina de lavar roupa, aos 60 graus ou mais, sobretudo agora numa altura em que as recomendações médicas, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, indicam a lavagem a altas temperaturas.

Segundo um estudo da Academia Norte-Americana de Dermatologia, estima-se que os humanos percam entre 30 a 40 mil células por dia através da escamação e que se fazem também acompanhar de milhões de micróbios.

“Prolongar o uso por mais de uma semana [de lençóis e pijamas] aumenta a presença de restos celulares e micróbios”, afirma ao site espanhol S Moda Guillermo Quindós. Para o professor catedrático de Microbiologia e diretor do departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia da Faculdade de Medicina e Enfermaria da Universidade do País Basco, é mesmo importante mudar semanalmente, sobretudo o pijama, porque se trata de uma peça que “está em permanente contacto com objetos e superfícies de casa, que podem estar contaminados de micróbios”.

O especialista vai até mais além e pede para que os pijamas sejam mudados duas vezes por semana para evitar precisamente essa contaminação.

Numa altura de isolamento em que, para muitos, o uso da cama vai muito além de servir para ler um livro ou dormir, podendo ser um local no qual se trabalha ao computador, com o telemóvel ou mesmo se come, o combate a microrganismos e ácaros tem de ser mais veemente. Não é, contudo, recomendável que se faça todos os dias porque, dizem os especialistas, tal não vai melhorar a saúde ou o equilíbrio da pele.

Porém, atitude diferente deverá ter lugar com as fronhas da cama. A Associação Norte-Americana de Dermatologia recomenda mesmo que sejam trocadas duas a três vezes por semana para evitar a acumulação de pós, de bactérias, mas também de todo e qualquer tipo de contaminação.

Caso a roupa da cama e os pijamas sejam novos, eles devem mesmo ser lavados antes de serem estreados. E há duas razões para esse procedimento: eliminar eventuais conservantes presentes nos tecidos que possam causar irritação na pele e evitar possíveis contaminações que possam ter tido lugar antes de as peças terem sido embaladas.