Esta é a maneira certa para espremer borbulhas e evitar cicatrizes

Espremer aquela borbulha que está prestes a rebentar é uma tentação demasiado forte para a maioria das pessoas. Se não vamos conseguir resistir à tentação o melhor é saber o que fazer para evitar cicatrizes e infeções.

Segundo a dermatologista Ayel Adler “quem não conseguir evitar (espremer borbulhas), deverá ao menos, e para sua maior segurança ter em conta diversos aspetos: lavar com todo o cuidado tanto mãos quanto dedos; cortar as unhas rentes e desinfetar a zona da pele sobre a qual irá realizar a operação. Deste modo reduzirá o risco de transportar mais bactérias para a pele e assim desencadear uma infeção da borbulha a partir do exterior. Se as unhas estiverem compridas poderá causar pequenos ferimentos na pele, pôr em causa a barreira cutânea de proteção e promover a entrada de micróbios para o interior do poro afetado.”

A médica especialista esclarece ainda, no seu livro ” O Fascinante Mundo da Pele”, que nunca devemos insistir em espremer uma borbulha que não rebenta após uma pressão suave, além da insistência puder causar feridas graves na pele, também pode acontecer que o conteúdo do poro seja empurrado para camadas inferiores da pele. Por isso, se a borbulha não rebenta logo o melhor é estarmos sossegados e não tentar novamente.

Devemos ter especial cuidado com a zona superior aos lábios, já que nessa zona existem várias veias que irrigam o cérebro. Por isso espremer borbulhas sem cuidado nesta zona pode fazer com que alguns “agentes patogénicos sejam transportados para cima e a consequência poderá ser a inflamação de uma veia cerebral“, explica a Dr. Adler no mesmo livro.

Por tudo isto a melhor solução para pôr fim às borbulhas é com cosméticos, veja alguns específicos para o acne na galeria acima.

Com que frequência devemos mudar os lençóis da cama