Esta é a melhor hora do dia para treinar enquanto está em casa

iStock-1139238710(1)

Em tempo de isolamento social e confinamento em casa, muitas pessoas estão a aproveitar para se manter em forma, mesmo em casa. Mas é também importante que esse exercício físico seja bem enquadrado na nossa nova rotina diária.

Há umas semanas, toda a sociedade se queixava que os dias eram curtos demais para se fazer tudo: o trabalho impedia-nos (pensávamos nós) de algum convívio com os amigos e ir ao ginásio era uma tarefa adiada porque também não havia tempo. Agora, talvez nos queixemos do oposto: existem demasiadas horas por preencher e os dias parecem todos iguais.

Agora, com quase toda a população mundial a meio gás, é importante continuarmos em movimento – mesmo dentro de quatro paredes. É que se está provado que em casa nos apetece comer mais, também o está que nos vamos tornar mais sedentários. E há que contrariar a situação.

Fazer exercício físico tornou-se (ainda mais) importante e vários são os artistas, como professores de dança ou personal trainers, que se têm reinventado para oferecer ajuda neste campo. Diretos no Instagram são, sem dúvida, um dos mecanismo mais utilizados.

Mas será que sabe inserir corretamente esta prática na sua nova rotina diária? Alberto Suárez Agustín, diretor técnico de um ginásio espanhol e entrevistado pela revista S Moda, afirma que, antes de mais, “é importante manter um treino que seja o mais personalizado possível, de forma a selecionar os exercícios que melhor se adequam ao nosso perfil”.

É igualmente importante, refere o especialista, que tenhamos atenção ao nosso próprio ritmo o biológico, por exemplo, treinando duas a três vezes por semana e ir aumentando o ritmo, caso não estivéssemos habituados à prática desportiva intensa. Se, caso contrário, já estivéssemos habituados a treinar, é importante manter mais ou menos os mesmos horários de antigamente.

Faça a seguinte pergunta: quer perder peso ou fazer musculação?

Para Ana Meca, instrutora de pilates e fitness e ainda coach nutricional, entrevistada pelo mesmo meio, explica ainda qual a diferença entre querer perder gordura ou ganhar mais definição nos músculos.

“Se procuramos perder gordura, recomenda-se que o exercício seja feito na parte da tarde, que coincide com o desaceleramento do nosso metabolismo. Assim, ao fazermos exercício neste horário de final de dia, prolongamos o tempo em que o nosso corpo se mantém ativo“, explica a especialista espanhola.

Mais: existem ainda alguns estudos que indicam que a prática de exercício físico realizado antes de ir comer, ou seja, com o estômago vazio, pode ter efeitos benéficos no armazenamento dos lípidos.

Manter rotinas e não as quebrar

Para além disto, é necessário que escolha um horário que saiba que consegue cumprir com regularidade, não deixando de lado a prática desportiva por outras razões. Encontre uma hora que saiba que consegue sempre manter.

É, no entanto, importante, que evite as horas em que está a fazer a digestão e que evite também as últimas horas da noite. É nestes casos que se aconselha a prática de exercício físico na parte da manhã, acordando mais cedo para garantir esta prática. Isto garantirá uma continuidade e consistência na prática. Oiça o seu corpo e saiba entender qual a hora em que ele está mais ativo e garantirá que não quebre a rotina.

Saiba também adequar o tipo de desporto escolhido às horas que o pratica: deixe atividades mais dinâmicas para a parte da manhã ou tarde e exercícios de relaxamento, como ioga ou alongamentos, para as últimas horas do dia.