Esta é a música mais ouvida nos EUA e nem sequer é em inglês

6-ouvir-musica

Clique aqui ou na imagem acima para ver as 15 músicas não cantadas em inglês que conseguiram liderar o top 100 da Billboard, nos EUA

Há duas semanas consecutivas que a música espanhola ‘Despacito’, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, com uma participação do canadiano Justin Bieber, lidera o top 100 da Billboard, nos EUA. Um fenómeno de popularidade que não é muito habitual no país com músicas cujo idioma não é o inglês.

Link_Medicina

Segundo o The Washington Post, nos últimos 35 anos só 15 faixas não cantadas em inglês conseguiram igualar este feito (pode ver quais são na galeria de imagens acima) e é bem provável que muitas delas lhe sejam bastante familiares.

A maioria destas 15 músicas alcançou sucesso por deixar metade do mundo a dançar, independentemente do idioma – recorde-se do caso da ‘Gangnam Style, por exemplo.

No entanto, de acordo com o mesmo jornal norte-americano, este fenómeno também pode ser explicado pelo facto de se ter registado nos EUA, durante os últimos anos, um aumento do número de cidadãos provenientes de países de língua espanhola. Enquanto em 1980 apenas 4,9% da população norte-americana falava espanhol, em 2015 esse número tinha aumentado para 11,5%, o que representa uma em cada dez pessoas.

La Bamba’, da banda Los Lobos, foi a música não cantada em inglês que durante mais tempo liderou o top 100 da Billboard: três semanas. ‘Despacito’ já vai na segunda semana e é bem provável que bata o recorde.

Videoclipe de ‘Despacito’: