Sabe qual é a principal causa de stress dos europeus?

Os emails acumulados, a pressão para atingir objetivos e a necessidade de passar várias horas por dia sentado à frente de um computador fazem com que 51% dos europeus sofra de stress relacionado com o trabalho, de acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.

O número de pessoas com este problema aumenta todos os anos e com ele vêm doenças como a depressão, problemas de pele, impotência sexual e complicações cardiovasculares. Para amenizar o stress que vivem no local de trabalho são cada vez mais os portugueses que recorrem a técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

“De acordo com a MTC, o stress manifesta-se de forma diferente em cada pessoa, pelo que é importante adaptar o protocolo de forma individual. Temos cada vez mais pessoas a recorrerem a uma abordagem livre de fármacos para enfrentar o excesso de ansiedade. Há pontos de acupuntura mais comuns, como os localizados na região lombar, ombros, pés e pulsos”, explicou Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, em comunicado (na galeria de imagens acima pode ver mais conselhos do especialista para regressar à rotina sem perder a tranquilidade das férias).

Mas nem só pela acupuntura passam os tratamentos que ajudam a reduzir o stress. A fitoterapia também é muito procurada em Portugal por ser 100% natural, sem efeitos secundários e ter um objetivo de cura a longo prazo.

“A fitoterapia utiliza plantas medicinais para corrigir desequilíbrios do organismo. No caso do stress recorremos habitualmente a ervas que combatem o cansaço, ansiedade, insónias e com efeito tranquilizante, como a raiz do ginseng coreano, rehmannia, folha de maracujá, sálvia, raiz valeriana ou folhas de melissa“, acrescentou o especialista em MTC.