Esta é a quantidade exata de creme e sérum que deve aplicar no rosto

iStock-1053081620 destaque cremes hidratantes

Não é novidade que aplicar um creme hidrante é fundamental na rotina de beleza diária. Também não será surpreendente saber que se deve utilizar um que se adeque às necessidades da nossa pele. Mas o que talvez não saiba é a quantidade exata de produto que deve aplicar para fazer efeito. Será que carregar uma vez no doseador é suficiente?

Por vezes aplicamos maior quantidade de produto porque sentimos que a pele não fica suficientemente hidratada. Neste caso, o problema está no tipo de creme que aplicamos. Para quem tem a pele seca, é necessário um creme gordo, que mantenha a hidratação ao longo do dia. Nos meses frios, mesmo as peles normais ou mistas podem ficar mais secas devido às agressões externas, necessitando também de um creme mais gordo, mas tal não significa que deixe a pele mais oleosa. O truque está em adequar sempre o creme ao tipo de pele.

Há ainda uma outra questão a considerar: necessitamos de aplicar creme duas vezes por dia, de manhã e à noite. Idealmente, convém utilizar dois cremes da mesma linha, para que a ação de um e de outro se complementem. Contudo, se nos maquilharmos a meio da tarde, devemos aplicar novamente creme, já que a pele necessita de estar hidratada para receber a maquilhagem.

Qual é, então, a quantidade exata de creme que devemos aplicar?

O Delas.pt conversou com Rita Travassos, dermatologista no Hospital Cuf Descobertas, para saber a quantidade que devemos aplicar. Segundo a dermatologista, a quantidade deve corresponder à ponta do nosso dedo. “Os dermatologistas costumam utilizar uma unidade (FTU- fingertip unit, que corresponde à quantidade de creme exteriorizado do tubo ao longo da ponta do dedo), e que equivale a cerca de 0.5g”, explicou.

Carregar uma vez no doseador de cada produto fornece exatamente a quantidade necessária para aplicar no rosto inteiro. Ou, no caso dos cremes em bisnaga, basta aplicar o suficiente para cobrir a ponta do dedo. Contudo, se quiser aplicar no pescoço também, deve aumentar a quantidade ligeiramente, desde que não em excesso. A ideia é aplicar o creme e massajar suavemente o rosto até a pele o absorver.

E no caso do sérum?

A concentração de ingredientes dos séruns é mais intensa do que nos cremes. Por isso, Rita Travassos aconselha a que se utilize o correspondente ao tamanho de uma ervilha.

No caso do produto ser líquido, utilize entre duas a três gotas de produto de cada vez, podendo aplicar quatro caso queira incluir a zona do pescoço. Se quiser misturar o creme com o sérum, basta colocar uma gota.

[Imagem de destaque: iStock]

Remova o verniz gel em casa com apenas 3 passos e sem danificar as unhas

Cremes ou óleos: saiba qual dos dois deve usar para hidratar a pele