Esta é a razão científica para a nossa pele ficar bronzeada

O sol bronzeia a nossa pele, esta é uma evidência que todos conhecemos, mas o que acontece no nosso corpo para que isto aconteça? A grande responsável pelo bronzeado é a melanina, a proteína que dá cor ao nosso cabelo, pele e olhos. Mas se esta proteína está no nosso corpo todo o ano, porque é que durante o verão nos bronzeamos muito mais?

A resposta é surpreendente. É que além de ter esta função de nos dar pigmentação, a melanina tem ainda uma função protetora do ADN presente nas nossas células. Os raios solares são elementos naturais que agridem essas células, por isso “sempre que nos submetemos de maneira contínua e massiva às radiações solares, como acontece por exemplo durante as férias, a nossa pele põe em movimento mecanismos de defesa e defende-se produzindo melanina, responsável pelo tão apetecido bronzeado.” explica Pucci Romano, dermatologista, no livro À flor da pele.

É por esta razão que é no verão, ou quando estamos mais expostos ao sol, que nos queimamos mais. O nosso corpo encara o acto de trabalhar para o bronze como um perigo para o nosso corpo e entra em alerta vermelho produzindo melanina de forma desenfreada, e quanto mais melanina temos no corpo mais nos bronzeamos.

Veja na galeria os melhores protetores solares eleitos pela DECO.

Estes são os produtos que protegem os seus lábios do sol