Esta é a razão pela qual as millenials voltaram aos rituais de relaxamento

pexels-andrea-piacquadio-3757942 (1)
[Fotografia: Pexels]

A cada lua nova, Chani Nicholas – conhecida por ser uma das astrólogas mais famosas e procuradas na Internet – dá um workshop sobre como o satélite natural da Terra afeta cada signo do horóscopo. Ela partilha pequenos mantras de bem-estar com os seus seguidores, a maioria deles mulheres, no seu perfil do Instagram diariamente. Para além disso, a astróloga sugere a criação de um altar em casa “para um caminho de autoaceitação” com pedras como jade, ametista, obsidiana, turmalina ou topázio.

As pedras estão na moda. Elas são bonitas e transmitem uma mensagem reconfortante nas redes sociais. Nos últimos meses, sob a influência de valores milenares, que reivindicam o bem-estar mental e a capacidade do misticismo para gerá-lo, tem havido um aumento inegável de práticas ancestrais adaptadas ao mundo contemporâneo e não apenas por serem revestidas de designs modernos.

Rituais com minerais, banhos de lua, horóscopos, pinturas de mandalas, retiros silenciosos, rolos de jade, massagens corporais ou velas de meditação fazem parte cultura popular na internet.

Todos estes rituais têm em comum uma conexão com elementos da natureza e algo ainda mais importante: o fator de repetição.

A ciência pode não validar a frequência de cura dos cristais ou a influência da Lua, mas a psicologia provou que aqueles que participam num ritual com uma intenção, adquirem mais facilmente o que precisam para atingir o seu objetivo.

Para além disso, diante de qualquer crise, o ser humano exige uma sensação de controlo e o misticismo proporciona exatamente isso.

Com a lua nova, acontecem os banhos lunares ou de chá, nos quais se submerge em água morna infundida com plantas às quais são atribuídas propriedades calmantes, como a camomila ou a lavanda.

Outra tendência ascendente são os banhos sonoros – cuja procura aumentou 285% de acordo com o Google Trends – que consistem no uso de instrumentos em frequências específicas para “desbloquear” certas áreas do cérebro e ajudar no relaxamento.

Isso explica a mania de aplicar cremes com rolos faciais e também o aumento de massagens como a esfoliação a seco. Os ingredientes cosméticos em ascensão vêm de plantas, como o canabidiol (sem o efeito psicoativo da canábis, mas com suas propriedades calmantes).

Mas por que existem tantas jovens a procurar este tipo de tratamentos em meados de 2020? A ansiedade social que existe atualmente é o contexto que lhe dá sentido.

Na verdade, algumas pesquisas afirmam que os rituais podem ser mais racionais do que pensamos: olhar para frente com um plano dá ao cérebro regularidade, previsão e uma sensação de certeza.