Esta é a tarte salgada mais rápida de fazer

Tarte de tomate e manjericao

Há dias em que a imaginação ou a falta de tempo impedem de dar largas aos talentos culinários.

Preço 22,99 [DR]
Nada que não se resolva com a ajuda de quem sabe, como é o caso da chef e nutricionista Mafalda Pinto Leite, que este ano lançou o livro ‘Cozinha Radiante’ (da editora Influência).

São 90 receitas vegan, cheias de cores e sabores e que tiram partido do melhor que os alimentos têm para dar à nossa saúde. Além disso, são simples e rápidas de executar. A receita de Tarte de Tomate e Manjericão, ideal para o verão, é exemplo disso. Veja, em baixo, como fazer esta receita:

 

 

 

Ingredientes (para 4 pessoas)

3 chávenas de queijo básico de frutos secos de casca rija (também pode encontrar a receita para fazer este queijo no livro)
2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
pimenta preta moída no momento
bases para tartes já prontas a comer
2 chávenas de tomates caramelizados
1 punhado de microervas (manjericão, amaranto ou rúcula) para decorar

 

Bases de tarte (4 pequenas ou uma grande)

Desidratador de alimentos
3/4 de chávena de água
1/2 cenoura ralada
1/4 de chávena de azeite virgem extra
1/2 chalota
1 dente de alho
2 chávenas de amêndoas demolhadas
1 chávena de nozes-macadâmia demolhadas
2 colheres de sopa de levedura nutricional
3/4 de chávena de sementes de linhaça demolhadas, finamente moídas num liquidificador
2 colheres de chá de sal rosa
1 colheres de sopa de folhas de tomilho fresco
2 colheres de chá de folhas de alecrim fresco
uma pitada de pimenta moída no momento

Misture a água, a cenoura, o azeite, a chalota e o alho num liquidificador e triture a alta velocidade até adquirir a alta velocidade até adquirir uma consistência tipo smoothie. Reserve. Misture as amêndoas, as macadâmias, a levedura nutricional, as sementes de linhaça, o sal, o tomilho e o alecrim num robot de cozinha e triture na função “pulse” até o preparado se assemelhar a um pão ralado fino. Adicione o preparado de cenoura triturado e a pimenta preta e triture na função “pulse” até incorporar. Transfira o preparado para uma tigela grande e amasse à mão até obter uma massa passível de ser trabalhada. Molde a massa em 4 bases de tarteletes com cerca de 9 cm de diâmetro ou numa base grande. Desidrate a 48º.C durante 12 horas.

Depois das tartes preparadas, coloque o queijo, o manjericão e a pimenta preta numa tigela grande e mexa para incorporar. Recheie as bases de tarte com o preparado de queijo e disponha com os tomates caramelizados por cima. Decore com microervas.