Está em teletrabalho? Eis a melhor hora do dia para tomar banho

pexels-andrea-piacquadio-3776151(1)
[Fotografia: Andrea Piacquadio/Pexels]

A pandemia provocada pela Covid-19 alterou quase todos os hábitos que tínhamos como garantidos: jantares entre amigos, rotinas de trabalho, encontros familiares e até mesmo momentos de convívio como um simples café ao final do dia. E até as nossas rotinas de higiene alteraram!

Se antigamente tomávamos banho de manhã ou à noite para irmos para o local de trabalho, atualmente os dias de muitas pessoas são passados em frente a um computador – mas em casa. Muitos de nós nem tiramos o pijama do corpo e simplesmente começamos assim o nosso dia laboral.

Provavelmente sente-se muitas vezes sem energia, sentindo que os dias são sempre os mesmos e não tendo vontade nem para cuidar de si. Se ainda está em teletrabalho, provavelmente sente-se até desmotivada para tomar banho sem necessitar sequer que sair de casa. E é por isso que, talvez, esteja a errar na sua rotina diária.

Segundo a revista Well and Good, a melhor hora para tomar banho é mesmo a meio do horário de trabalho. .”O ambiente relaxante, solitário e sem julgamentos do banho pode ajudar no pensamento criativo, permitindo que a mente vagueie livremente, fazendo com que as pessoas sejam mais abertas ao seu fluxo interno de consciência e devaneios”, afirmou ao meio de comunicação o especialista Ron Friedman.

O banho é um daqueles poucos momentos em que não estamos presos aos nossos dispositivos e, por isso, temos espaço extra para encontrar conexões entre ideias“, defende o mesmo especialista. Em suma, em vez de ficar apenas para em frente ao monitor à espera que alguma nova ideia lhe surja de repente, vá antes tomar um banho quente e deixe que as ideias lhe vão surgindo à medida que também relaxa.

Sabemos que a ansiedade e os nervos são algo cada vez mais contactante na nossa vida, especialmente nestes tempos pandémicos. Assim sendo, será igualmente normal se sentir que, muitas vezes, quer pensar e o seu cérebro não colabora. Esta pode ser uma boa sugestão para contornar a situação.

Além do mais, nós somos seres de hábitos: as mesmas rotinas, o mesmo tipo de funções. Com tudo isto, é normal que o nosso cérebro entre quase que em ‘piloto automático’ e não consiga pensar mais além. E se tomar banho na hora de almoço não lhe parece o plano mais ideal de sempre, opte então por encontrar uma outra pequena distração que faça com que o seu cérebro desligue daquilo que estava a fazer anteriormente.