Está explicado: eis a razão porque sabe tão bem cantar no carro

Entra no carro e parece que é atingida por uma vontade extrema de cantar durante a viagem? Pois então fique a saber que existem vários motivos pelos quais sabe tão bem fazer uma boa sessão de karaoke enquanto está no seu veículo. Um dos grandes motivos é que cantar e ouvir música melhora exponencialmente o seu bem-estar e ajuda a diminuir o stress.

Acreditamos que todas as leitoras já tenham sentido – pelo menos uma vez na vida – a euforia máxima de poder entrar no carro depois de um longo dia de trabalho e começar logo a cantar ao som da sua música favorita. E que atire a primeira pedra quem nunca estacionou o carro e ficou lá dentro à espera do final daquela a música que tanto gosta.

Sabia que só a música em si já afeta o nosso cérebro de forma positiva? É verdade. Quem o conta é um estudo da Universidade Ashford, que nos diz que este efeito se deve muito às substâncias que o nosso cérebro liberta ao ouvir uma música. Mais concretamente: ouvir música aumenta os nossos mecanismos de defesa e faz-nos criar mais anticorpos o que, consequentemente, aumenta a nossa imunidade a bactérias. E de acordo com várias outros especialistas, avança o Huffington Post, conduzir e ouvir música em simultâneo traz toda uma mão cheia de efeitos positivos para a nossa saúde.

Shutterstock

Eis a desculpa perfeita para cantar e ninguém reclamar

É a ciência que o diz: já tem a desculpa perfeita para soltar as cordas vocais enquanto se desloca de um lado para outro. É que, ao que parece, ouvir música estimula a nossa mente e alivia possíveis sinais de stress ou mesmo depressão. Ainda que os efeitos positivos da música não sejam uma novidade na comunidade científica, a verdade é que cada vez mais informação tem vindo a surgir sobre o tema.

Um estudo de 2017 veio comprovar que as pessoas que cantam em coros são não só mais felizes como também mais sociais. Isto porque cantar em grupo proporciona uma maior conexão social e cria um panorama de maior estimulação cognitiva. Portanto, se há uns anos achava que ir, por exemplo, para a Tuna da faculdade ou para o coro da igreja era algo ‘foleiro’, pois fique a saber que assim não o é.

A psicóloga e escritora americana Kelley Kitley afirmou ter experienciado os benefícios de cantar e conduzir em primeira mão. Segundo conta, a sua rotina diária consistia em sair do trabalho e voltar para casa, onde encontrava o marido e os seus quatro filhos. Durante o seu trajeto, optava sempre por colocar música e cantar durante a viagem, o que acredita ter tido um impacto gigante na libertação do stress acumulado ao longo do dia.

Mas não é a única. Também a terapeuta Connie Omari afirmou ao mesmo órgão de comunicação que tem por hábito recomendar aos seus pacientes que cantem no carro, uma vez que esta ação surge quase como uma forma de meditação. “Ao ouvir música, aos condutores é permitida a oportunidade de substituir os seus pensamentos negativos por outros positivos à medida que o ritmo toca. É um convite à meditação”, afirmou a terapeuta.

E como já foi provado noutros estudos que conduzir durante muitas horas pode aumentar o risco de depressão, o melhor mesmo é prevenir e contornar esta tendência ao fazer uma boa sessão de karaoke no interior do seu veículo. Assim já não tem que se sentir envergonhada de cada vez que para num semáforo e os outros condutores estão a olhar para si.

Percorra a galeria de imagens e fique a conhecer os vários benefícios que ouvir música e cantar enquanto conduz traz para a sua saúde.

24 formas simples para ser mais feliz

8 atitudes que tem de tomar para começar a ser feliz