Esta holandesa veio para Portugal ajudar a mudar carreiras

Manon Alves

Manon Rosenboom Alves é holandesa, mas mudou-se há 24 anos para Portugal, onde fundou a Reinvent Yourself, uma empresa que oferece consultoria e formação de acordo com as necessidades de cada pessoa. Na semana passada esteve no evento Rock in Rio Innovation Week a fazer sessões de mentoria. Apareceram pessoas de várias áreas a pedir-lhe ajuda, desde as vendas às redes de franchising.

“Tive várias pessoas que vieram, por exemplo, do Brasil e que têm lá negócios mas querem começar outros em Portugal e não necessariamente na mesma área. Também vieram ter comigo pessoas que trabalham em boas empresas cá mas querem seguir outros sonhos como empreendedoras. Esses foram os casos principais. Depois apareceu uma ou outra pessoa que quer encontrar equilíbrio, ouvir mais o coração e ser fiel às suas prioridades”, explicou ao Delas.pt Manon Rosenboom Alves.

O dia do evento foi atípico, com as sessões de mentoria a acabarem por ser em grupo. Numa primeira fase, Manon tenta clarificar os objetivos de cada pessoa. Depois vai lançando desafios e tarefas para as semanas seguintes.

É sempre mais fácil conseguir atingir objetivos mais pequenos do que um objetivo muito grande e repartir esses objetivos ajuda também a ficar mais motivado. Nas sessões semanais ou bissemanais vamos vendo o que já foi feito e o impacto que se conseguiu criar”, afirmou a especialista em mentoria individual.

Há quem procure Manon apenas para resolver pequenos problemas na empresa. Outros querem mudar por completo o rumo da carreira profissional. A duração e quantidade das sessões de mentoria dependem da dimensão do objetivo que se pretende atingir.

“Isto varia bastante. Quando os temas são leves bastam cinco sessões para que a pessoa consiga fazer o seu caminho. Em situações mais complexas, como mudar o rumo profissional, são cerca de 10 sessões. Sinto que nas mulheres mais velhas hoje em dia há mais vontade de mudar, mas o receio continua. Torna-se difícil tomarem a decisão. As mulheres ainda se deixam influenciar demasiado por crenças que, às vezes, não são reais“, acrescentou Manon Rosenboom Alves.

‘Engenheiras Por Um Dia’: 2ª. edição envolveu três mil alunas de todo o país