Feminismo é a palavra do ano 2017

feminismo_shutterstock

Feminismo s.m. Movimento ideológico que preconiza a ampliação legal dos direitos civis
e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem

Esta é a palavra do ano de 2017 e a escolha foi feita pelo dicionário online norte-americano Merriem-Webster. Feminismo foi uma das palavras mais pesquisadas, tendo registado picos de procura no decorrer de factos da atualidade como a marcha das mulheres, que teve lugar em janeiro, em Washington, nos Estados Unidos da América, e após a tomada de posse de Donald Trump como presidente.

O segundo pico de pesquisa surgiu após a polémica conselheira do presidente dos EUA, Kellyanne Conway, ter dito durante a entrevista que não se considerava feminista. O cinema e a televisão também contribuíram para esta vitória, com a série The Handmaid’s Tale e o filme Mulher Maravilha a impulsionar a pesquisa.


2017: o ano do feminino


Mais recentemente, os escândalos e as denúncias de assédio sexual trazidos a público por celebridades e anónimas, no âmbito do #metoo, impulsionaram o interesse pelo significado da palavra.

Em Portugal, a palavra não consta da lista das votadas

Por cá, é a Porto Editora que tem assumido, desde 2009, a procura pela palavra do ano. A eleição do vocábulo de 2017 só fecha a 31 de dezembro e a revelação deverá ser feita a 4 de janeiro.

No entanto, há já uma lista de dez palavras e feminismo não é uma delas. “Afeto”, “cativação”, “crescimento”, “desertificação”, “floresta”, “gentrificação”, “incêndios”, “independentista”, “peregrino” e “vencedor” foram os substantivos escolhidos após “propostas feitas através do ‘site’ mas também depois de analisada a “realidade da Língua Portuguesa, tanto nos meios de comunicação e redes sociais, como no registo de consultas nos dicionários ‘online’ e ‘mobile’”, lê-se na explicação dada pela editora.

No ano da estreia da iniciativa, “esmiuçar” foi o vocábulo eleito. Em 2010, foi “vuvuzela”. Nos três anos seguintes, os vocábulos eleitos foram “austeridade”, “entroikado” e “bombeiro”. “Corrupção” foi a vencedora em 2014, seguida de “refugiado”, em 2015. No ano passado, a palavra do ano foi “geringonça”.

Imagem de destaque: Shutterstock