Está no início de uma relação? Oito bandeiras vermelhas a que deve estar atenta

iStock-937370690(1)

Ainda que com a pandemia causada pela Covid-19 seja mais complicado iniciar uma relação, a verdade é que isso pode muito bem acontecer. Tal como o psicólogo José Carlos Garrucho afirmou ao Delas.pt, o amor vai continuar a surgir, mesmo em tempo de pandemia, e as pessoas vão agora, até, com “mais sede ao pote”. Mas é importante conhecer os sinais de que algo pode não estar bem.

O Novo Coronavírus fez-nos olhar para a vida de uma forma bastante diferente. O teletrabalho passou a ser uma realidade mais marcada; os passeios e os copos na esplanada são sempre acompanhados por uma máscara de proteção individual e os encontros amorosos começam, muitas vezes, por conversas pela Internet.

Afinal de contas, se a geração mais nova já estava habituada a conhecer novas pessoas através de plataformas como o Instagram ou o Tinder, essa realidade espelhou-se agora também nas gerações mais antigas. A Covid-19 apenas acelerou e espalhou o processo de tornar banal o uso da Internet para as mais variadas questões – desde encontrar o amor até fazer compras online.

No que diz respeito às relações amorosas, sejam elas mais ou menos recentes, existem algumas ‘bandeiras vermelhas’ que devem ser tomadas em consideração. E não, não falamos apenas do facto do seu parceiro cortar as unhas em cima da cama ou deixar os boxers espalhados pelo corredor de casa. Falamos, sim, de sinais que mostram que algo pode mesmo não estar a fluir de forma natural.

De acordo com a psicóloga de relações Madeleine Mason Roantree, entrevistada pelo Independent, existem alguns sinais que devem chamar a sua atenção. Veja abaixo quais:

A pessoa não quer assumir a relação passado alguns meses

Sabemos que os ‘rótulos’ não são assim tão importantes, mas se está com uma pessoa há já algum tempo e ela continua sem querer assumir o que têm ou evita falar sobre uma possível relação ou exclusividade, pode haver algo que não está bem. Por norma, segundo a psicóloga, o culpado é o medo do compromisso ou, ainda, um possível envolvimento com outras pessoas.

Não faz publicações nas redes sociais

Ora aqui está um tópico sensível, porque nem todas as pessoas são adeptas de publicar as suas vidas nas redes sociais. No entanto, segundo explica a especialista, se a pessoa com quem está tem todas as redes sociais possíveis e imaginárias; costuma de fazer publicações de forma regular e até já viu que tem algumas publicações de relações passadas – e se não faz isso consigo passado um bom tempo juntos – pode haver um problema. Voltamos, desta forma, à questão de não querer assumir uma relação e de mostrar que está a sério com alguém. E atenção, não falamos de grandes declarações de amor nas redes sociais, mas de pequenas coisas que mostrem que a pessoa não a esconde da vida dela. Para a psicóloga, isto pode querer dizer que a pessoa “não a vê como uma hipótese a longo prazo” ou que “não está preparada para a mostrar ao mundo”.

Nunca propõe um encontro

Se a pessoa nunca tem iniciativa para combinar algo consigo, deixando sempre para si a missão de fazer os convites, isto pode mostrar desinteresse da parte dela. Para Madeleine Mason Roantree, isto quererá dizer que está “numa relação apenas de um lado e que é você que faz todo o esforço”. Se a pessoa com quem está estiver de facto interessada em si e em construir algo, vai arranjar forma e mostrar vontade de estar consigo.

Existe desequilíbrio na relação

“Namorar é trabalhar em conjunto para se apoiarem um ao outro de forma igual e equilibrada” afirma o coach emocional James Preece ao mesmo meio de comunicação. Estar num relacionamento feliz deve parecer “que está na melhor equipa de sempre”, afirma o especialista. Se parece que um de vocês está constantemente a exercer controlo sobre o outro, que é mais submisso, considere isso como uma grande bandeira vermelha brilhante. Ciúmes em demasia ou comportamentos controladores são alguns dos fatores que podem mostrar que está numa relação sem equilíbrio e tóxica. Fale com a pessoa sobre a questão e, se nada mudar, talvez deva repensar na sua situação, aconselha o coach. É importante que a relação seja quase como que um sendo o Yin e outro o Yang: onde algo falta, o outro fornece.

Explicam os vossos sentimentos de formas totalmente díspares

Como já mencionado, é importante que exista um equilíbrio entre os dois intervenientes da relação. Mas se, no que diz respeito à demonstração de afeto, as atitudes do casal sejam totalmente díspares, isto pode tornar-se num problema no futuro. Se um é demasiado carinhosa e está constantemente a dizer o que sente e o outro não o faz, ou até não gosta da situação, talvez seja importante repensar na sua situação. Os apostos podem até atrair-se, mas muitas das vezes também se repelam rapidamente.

Um de vocês mantém segredos

Existir segredos e mentiras na relação é um grande ‘não’. Para os dois especialistas entrevistados pelo jornal citado, se um dos membros do casal está a esconder algo ao outro, é importante entender que algo não está bem com a relação e que é melhor repensá-la. Claro que não é preciso partilhar absolutamente tudo o que faz com o seu parceiro, mas esconder segredos ou mesmo mentir não é, nunca, um bom presságio. Além do mais, quando alguém da relação descobre alguma mentira, dificilmente o relacionamento e a confiança voltam a ser os mesmos. Segundo um estudo recente, 34% das pessoas admite que partilhar segredos é uma das formas mais importantes de se criar uma relação e ligação forte entre o casal.

A pessoa não cede em nada

Damos um passo mais à frente e falamos agora de compromissos mais duradouros, como comprar casa. Sabemos que é impossível que um casal concorde sempre a 100% com tudo, no entanto, será que sabia que um em cada 10 casais se separa ao comprar casas, e 15% deles admite que é pelo facto de estarem sempre a discutir sem chegar a nenhuma conclusão? O equilíbrio é importante numa relação, bem como não querer levar apenas a nossa avante, querendo encontrar algo em que ambos fiquem satisfeitos. “Trata-se de procurar o ponto intermediário em que ambas as partes possam ficar felizes. O casal pode não estar totalmente emocionado, mas também não está dececionado”, explica o coach.

Os seus amigos ou família não suportam a pessoa

Sabemos que o importante é que você goste da pessoa em questão, mas se repara que todos os seus amigos ou família tentam explicar-lhe que a pessoa não é boa para si, talvez deva tomar atenção aos motivos pelos quais isso acontece. Até porque, na maioria das vezes, as pessoas que estão nas relações tóxicas não o conseguem entender, sendo quem está mais à volta que o consegue ver e tentar alertar. “Se as pessoas que a conhecem bem estão constantemente a alertá-la sobre o seu parceiro e não gostam dele, talvez seja boa ideia averiguar e entender as razões”. Claro que sabemos que não se pode agradar a gregos e a troianos, como diz o ditado, mas se o feedback é muito mais negativo do que positivo, talvez deva reavaliar a situação.