Esta é a pior coisa que pode colocar na vagina (mas há mais)

O medo de maus odores na região genital faz com que muitas mulheres procurem soluções para uma higiene total da vagina. Entre as diversas opções, umas mais em conta do que outras, surgem aquelas que são verdadeiramente perigosas e capazes de comprometer a saúde feminina.

Mas qual é, afinal, o pior produto que se pode colocar no interior da vagina? Para já, o pó de talco! Ao longo dos anos, vários têm sido os estudos a indicar que este produto contém substâncias cancerígenas, como amianto, sendo apontado como uma das causas para o desenvolvimento de cancro nos ovários.

Composto essencialmente por magnésio, silício e oxigénio, o talco é um mineral que não contém diretamente amianto na sua composição. No entanto, a proximidade entre o silício e o amianto pode fazer com que este pó acabe por apresentar alguns níveis cancerígenos. Foi esta a teoria apresentada pelo advogados das 22 mulheres que acusaram a empresa Johnson & Johnson (J&J) de o pó de talco da marca ter contribuído para que tivessem desenvolvido cancro nos ovários. O advogado das vítimas apresentou ainda provas de que foram encontradas fibras microscópicas de amianto em vários tecidos ovarianos dessas mulheres e acusou a J&J de encobrir por mais de 40 anos a presença destas substâncias nos seus produtos.

Em 2016, uma análise do NHS (Serviço Nacional de Saúde britânico) permitiu aos investigadores concluir que seria “possível que o talco subisse até ao trato genital superior e ter algum tipo de impacto biológico”. Já a Ovacome, instituição que trabalha em prol da redução do cancro do ovário, não crê que o produto possa ser responsável pelo aparecimento desta doença: “Ainda não sabemos o que realmente causa o cancro do ovário. Mas é provável que seja uma combinação de muitos fatores hereditários e ambientes, em vez de uma só causa como o talco”.

No meio desta incerteza, a indústria da higiene feminina continua a crescer e além do cremes e géis íntimos que são hoje de fácil acesso – tal como o pó de talco – existem muitos outros produtos e tratamentos que prometem uma limpeza da região íntima feminina. É o caso de bombas internas de purpurina, tratamentos desintoxicantes e ovos de jade – tendências que têm vindo a tornar-se populares na Europa de Leste e que podem comprometer a saúde das mulheres.

A pedra jade é porosa, o que permitiria a entrada de bactérias, poderia ser um fator de risco para o aparecimento de uma vaginose bacteriana ou até mesmo para a síndrome do choque tóxico potencialmente mortal”, referiu a ginecologista Jen Gunter ao jornal The Guardian.

Então… será mesmo necessário recorrer a estes métodos para uma boa higiene vaginal eficaz? Parece que não. “A vagina consegue muito bem lavar-se a ela própria”, começou por dizer a ginecologista e obstetra Maria do Céu Santo ao Delas.pt. E acrescenta: “Tem uma flora única capaz de manter o PH normal, impedindo que fungos e bactérias oportunistas proliferem. O corrimento, expulsado de dentro para fora, é o duche da vagina”.

Por isso, manter uma zona genital limpa não obriga a andar rodeada de produtos íntimos ou até de outros métodos inovadores. Percorra a galeria de imagens acima e saiba como deve proceder relativamente à higiene vaginal, de acordo com a especialista Maria do Céu Santo.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Estes 8 hábitos prejudicam a saúde da sua vagina

É assim que fica a vagina quando deixa de fazer sexo