Esta é a primeira mulher a comandar Guarda da Rainha em Inglaterra e não é inglesa

RTS18NXF
Captain Megan Couto of the 2nd Battalion, Princess Patricia's Canadian Light Infantry, poses for a photograph as she prepares to command the Queen's Guard, during the Changing of the Guard ceremony, to become the first female infantry officer to do so, at Wellington Barracks, in London, Britain June 26, 2017. REUTERS/Toby Melville - RTS18NXF

A capitã canadiana filha de uma emigrante brasileiro no país é a primeira mulher a comandar a Guarda Real no Palácio de Buckingham, em Inglaterra, disse hoje à agência Lusa, uma fonte do exército canadiano.

“Hoje [segunda-feira], pela primeira vez na história, a Guarda da Rainha no Palácio de Buckingham foi comandada por uma oficial das Forças Armadas Canadian”, anunciou em comunicado o exército canadiano.

O oficial de relações públicas do exército canadiano, Derek Reid, revelou à Lusa, que Megan Couto, de 24 anos, “é a filha mais velha de emigrantes do Brasil (Joe) e da Coreia do Sul (Seon)” e é a “primeira mulher a comandar a Guarda da Rainha”.

“Parabéns à capitã Megan Couto, que fez hoje história por ser a primeira mulher da infantaria a comandar a Guarda da Rainha. As mulheres têm estado envolvidas no serviço militar canadiano há mais de 100 anos”, começou por afirmar ao ‘site’ do exército canadiano, o ministro federal da Defesa do Canadá, Harjit Sajjan.

Megan Couto à frente do batalhão que comanda (REUTERS/John Stillwell/Pool)

O governante mostrou-se ainda “muito orgulhoso” por as Forças Armadas Canadianas liderarem nas áreas da “igualdade e dos direitos das mulheres”.

Estou extremamente honrada de ter o privilégio de comandar um dos cinco corpos da guarda no Reino Unido. Celebrar os 150 anos do Canadá como elemento da Guarda Real é uma oportunidade única na vida”, sublinhou Megan Couto.

A oficial alistou-se no exército canadiano no verão de 2010. Após concluir a formação no Real Colégio Militar Canadiano em Kington, foi transferida para o segundo batalhão ‘Princesa Patrícia’, localizado na base em Shilo, no Manitoba.

Como parte das celebrações dos 150 anos do Canadá, 80 soldados do segunda batalhão ´Princesa Patrícia’ e 35 elementos da Banda de Artilharia Real Canadiana integram das cerimónias oficiais da Guarda da Rainha no Reino Unido, até ao dia 03 de julho.